Início / Destaque / Acessibilidade e serviço a comunidade são destaques da Semana da Responsabilidade Social

Publicado em: 16/09/2016 por

Imagem

O ábaco, calculadora antiga, e o xadrez adaptados para cegos foram apresentados durante a palestra da Semana da Responsabilidade Social. Foto: Kássia Hoshi

A Faculdade Dehoniana realizou a Semana da Responsabilidade social com atrações voltadas para a comunidade. Com o tema: “Acessibilidade: um direito de todos” o evento preparado para o dia 14 de setembro, quarta-feira,  foi aberto pela palestra com o presidente da ADV-Vale (Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba), Luiz Antonio Pedrosa.

Luiz, que perdeu a visão em 1998 por um descolamento de retina, foi um dos sócios fundadores da ADV-Vale em 2000. De lá pra cá, se tornou presidente da Federação Paulista de Desporto para Cegos e membro do Conselho Deliberativo da Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais.

Segundo ele, organização que funciona no Vale do Paraíba, atua com ensino de informática, esportes, e mercado de trabalho para deficientes visuais. “Existe vida depois da cegueira”, afirmou Pedrosa durante a palestra.

Imagem

Presidente da ADV-Vale, Luiz Antonio Pedrosa, fez parte da fundação da organização em 2000 que busca trazer mais acessibilidade para cidade. Foto: Kássia Hoshi

Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão. Só em Taubaté são aproximadamente duas mil que estão nessas condições, de acordo com o presidente da ADV-Vale. “Eu conheço 500, e aí a nossa preocupação: onde estão os outros?”

Pedrosa explicou que a deficiência visual pode ser adquirida, por meio de acidentes, ou por doença congênita, quando se nasce cego ou com uma doença que pode se manifestar em qualquer idade.

O presidente da associação explanou a respeito das técnicas de abordagem com os deficientes visuais. “Se apresente, pergunte se precisa de ajuda e como pode ajudar”. Ele disponibilizou um arquivo que pode ser lido clicando aqui, para que as pessoas se tornem mais conscientes.

Após a palestra, os alunos e a comunidade puderam aferir a pressão e fazer o teste de glicemia com a farmácia Drogasil da Praça Dom Epaminondas e também fazer o teste de visão com a ótica Golden Mix.

Imagem

Drograsil da Praça Dom Epaminondas fez teste de glicemia e aferimento de pressão na Faculdade Dehoniana durante o evento. Foto: Kássia Hoshi.