Início / blog-gestao / Tem início o terceiro módulo da Pós-Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial

Tem início o terceiro módulo da Pós-Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial

Publicado em: 18/01/2018 por


Teve início do terça-feira, dia 16, o terceiro módulo do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial. Este módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso e se encerra na próxima quinta-feira, 25.

A professora Elisete Dias Raposo Ribeiro e o Professor Andre Valter de Oliveira, ambos advogados, ministrarão juntos a disciplina de Direito Trabalhista, cuja carga horária é de 26 horas. Neste módulo serão utilizadas 20 horas e no próximo as outras 6 horas para que a professora, responsável pela disciplina, possa dar um retorno da avaliação dos alunos e futuras dúvidas que possam ser percebidas depois da aula no cotidiano da atividade de cada aluno. Esta primeira disciplina pretende apresentar as noções gerais da consolidação das Leis Trabalhistas e suas interferências na vida da paróquia e da Instituição religiosa. Analisar os tipos de trabalhador, pois isso é fonte de percepção do gestor. Exemplificar e determinar quais são os tipos de direito ligado à legislação do trabalho. Identificar o direito individua e coletivo do trabalho. Aprofundar nas questões ligadas ao Fundo de Garantia do tempo de serviço. A interferência e a prevenção de acidentes dentro das empresas. Atentar as hipóteses de Processos Trabalhistas.
O segundo dia contará com a atuação do professor José Rodrigo Várzea Cursino, advogado, que trabalhará a disciplina de Direito Tributário com a carga horária de 20 horas. O objetivo desta disciplina é oferecer ao gestor religioso os conhecimentos mínimos para que possa com propriedade atentar para as questões do direito tributário. Desenvolver a sensibilidade exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Atentar para a responsabilidade social inerente à existência dos tributos para a vida da sociedade. Conjugar os ganhos e as perdas com atual configuração tributária.
O terceiro professor a contribuir com o curso será o Padre Celson Altenhofen, scj que é sacerdote religioso Dehoniano doutor em Direito Canônico, apresentando a temática de Administração dos Bens Temporais Segundo o Código de Direito Canônico com a carga horária de 20 horas. As informações apresentadas nesta disciplina visam proporcionar ao estudante as condições de conciliar o Direito do Estado com o Direito Canônico no que se refere a gestão. Pois quando falamos em gestão religiosa, o conhecimento da norma canônica e sua ressonância no que se refere a administração dos bens eclesiásticos é essencial para uma harmoniosa gestão, sobretudo, se considerarmos que, em se tratando de bens da Igreja, existe uma primazia da norma canônica sobre a civil, que não pode ser invertida. Claro que as e técnicas de gestão são essenciais para uma maior clareza e eficiência dos processos, o que ajudam na própria missão da Igreja. Mas a Igreja como comunidade peculiar possui em sua base valores referenciais que ressoam na própria administração e gestão eclesial, que não podem ser esquecidos, sem prejuízo das finalidades próprias da mesma Igreja.
O quarto professor a marcar presença no curso será Francisco Antônio Maciel Novaes que apresentará os conteúdos pertinentes às disciplinas de gestão tributária para entidades religiosas e filantrópicas com carga horária de 10 horas e a disciplina de gestão do terceiro setor e de atividades filantrópicas com carga horária de 10 horas. A primeira disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos e os aspectos inerentes ao Planejamento Tributário Operacional. As normas tributárias básicas constantes na Constituição Federal. As características dos tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre a Pessoa Jurídica. Os controles específicos na gestão de tributos. Os procedimentos de fiscalização federal e estadual. A segunda disciplina ministrada por este professor pretende Identificar os conceitos da administração ressaltando-se suas especificidades para as organizações do Terceiro Setor, possibilitando o conhecimento de práticas, formas e leis de ação dessas organizações. Visa a contribuição do administrador para a transformações social proposta pelas ações da sociedade.
O último professor Padre Emerson Marcelo Ruiz, scj que também é sacerdote religioso Dehoniano ministrará a disciplina cujo conteúdo aborda o planejamento, organização e execução de projetos arquitetônicos envolvendo casas religiosas e paroquiais com carga horária de 10 horas. Esta disciplina pretende capacitar o estudante para analisar processos de construção e executar obras envolvendo Instituições Religiosas e Paroquiais. Segundo o aluno do curso Padre João Batista Máximo, scj, as reflexões propostas pela aula são importantes. “O Curso de Pós-Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial está nos conduzindo por meio das reflexões em aula, a compreender a importância da aplicação dos elementos da administração, da contabilidade na gestão religiosa. Os professores com mestria estão cumprindo seus objetivos motivados pela coordenação do curso”, afirma Padre João Batista.

Aluno do curso Padre João Batista Máximo, scj

A profª Elisete Dias Raposo Ribeiro afirma que hoje reiniciou o curso de Pós Graduação em Gestão Paroquial e o que percebe nos alunos é sempre a busca da assertividade. “Por certo não teremos respostas prontas e acabadas para todos os problemas que permeiam uma boa administração e gestão, mas é certo que nessa etapa, mais uma vez, estaremos disponibilizando instrumentais para o desenvolvimento de um trabalho transparente dentro de uma administração jurídico-religiosa. Sejam bem vindos alunos e que as sementes lançadas produzam frutos de conhecimento e sabedoria”, finaliza professora Elisete.

Texto:
Padre Daniel Aparecido de Campos, scj
Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.