Início / Destaque / Alunos de Teologia participam de mesa redonda em evento da UNITAU

Alunos de Teologia participam de mesa redonda em evento da UNITAU

Publicado em: 24/04/2024 por

Dois discentes da Teologia participaram na última quinta-feira, 18, do evento Semana Integrada História, Letras e Pedagogia realizado pelo Campus de Humanidades da Unitau (Universidade de Taubaté).

Os alunos do primeiro ano de Teologia, Feliz Júlio Velinho e Afonso Jaime Esperto, ambos Moçambicanos, juntamente do Prof. MSc. Matheus Gabriel Freire, participaram da mesa redonda “Ensino Decolonial de Língua e Literatura: Diálogo de Professores e Alunos”. O evento teve como iniciativa da Profª. Dra. Adriana Cintra que é docente tanto na Faculdade Dehoniana quanto na Universidade de Taubaté.

Abordando a temática, Afonso contextualizou geograficamente o continente Africano e seu país, Moçambique, falando também sobre a origem da literatura pela via etimológica, do surgimento da literatura, de como é falada a língua portuguesa em Moçambique, citando alguns escritores moçambicanos. Ele também tratou do ensino da literatura em Moçambique, narrando dos desafios e perspectivas.

Feliz apresentou as experiências dos alunos na sala de aula com o professor no ensino da Língua Portuguesa, a valorização das línguas nativas em Moçambique e como elas são trabalhadas nas escolas.

Já o Professor Matheus abordou o ensino de literatura decolonial, a relação entre modernidade e colonialidade, além de exemplos de poemas de autoria negra. “A experiência foi muito relevante, pois a temática do ensino decolonial é nova. Portanto, muitos aspectos ainda são pouco conhecidos pelos docentes no geral”.

Para Afonso, a participação na mesa redonda foi “uma óptima experiência, primeiro porque permite uma abertura e a capacidade em falar ao público sem medo e com muita firmeza. Gostei muito, muito mesmo, e espero que não seja o fim, mas sim o começo de uma nova etapa que irá mudar a minha vida académica”.

“Esta participação ela é fundamental porque ganho novas experiências assim como novos conhecimentos […] e também é fundamental para o meu crescimento na formação religiosa onde estou inserido”, disse Feliz ressaltando que a bagagem que carrega o ajudou na interação que com os alunos.

De acordo com o Coordenador do Curso de Teologia, Prof. Dr. Pe. Mário Marcelo Coelho, scj, o evento proporcionou um enriquecimento para a faculdade. “Essa iniciativa da professora Adriana se tornou relevante porque nossos alunos fizeram-se presentes em outros ambientes escolares, acadêmicos, apresentando um intercâmbio cultural”, afirmou.

Pe. Mário contou que a instituição recebe há tempos alunos de outros países como Camarões, Congo, Chile, Argentina, Colômbia, Haiti e Moçambique. “Isso é um enriquecimento para nós que bebemos de outras culturas”.