Início / Destaque / Tecnologia e Família são temas discutidos durante a Semana Teológica na Dehoniana

Tecnologia e Família são temas discutidos durante a Semana Teológica na Dehoniana

Publicado em: 20/10/2016 por


Imagem
Prof. Dr. Pe. Mário Marcelo Coelho levanto reflexão sobre ética e avanço tecnológico (Foto: Kas Hoshi)

 

A Semana de Teologia deu início nesta quinta-feira com a apresentação do Professor Doutor Padre Mário Marcelo Coelho sobre sua tese de doutorado que originou um livro chamado “Ética cristã e pós-humanismo”.

Ele apresentou os desenvolvimentos tecnológicos que englobam a Inteligência Artificial, a nanotecnologia, a manipulação genética, entre outros. Segundo ele, os cientistas envolvidos nesse campo de pesquisa “querem chegar a uma raça superior a nossa”.

“A vida humana hoje tornou-se transformável”, afirmou o professor que explanou a respeito dos três âmbitos dessas pesquisas: Terapia, Melhoramento e Aperfeiçoamento.

Segundo Padre Mário Marcelo, a Terapia tem como alvo a cura de doenças, o Melhoramento tem a visão de melhorar as características humanas, entre outras funções, e o Aperfeiçoamento visa aprimorar a espécie humana. “Eles querem introduzir características de outras espécies pela técnica de corte de cromossomos, para criar um super-humano.”

“Se a ética não colocar um limite na ciência, vai chegar um momento que o pós-humano vai olhar com o mesmo olhar romântico que olhamos hoje para um chimpanzé”, concluiu.

Imagem
D. Benito Beni dos Santos falou sobre família e matrimônio segundo visão da Igreja (Foto: Kas Hoshi)

 

A segunda palestra do dia foi com Dom Benito Beni dos Santos, Bispo Emérito de Lorena, que falou a respeito da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia” publicado em 8 de abril de 2016 pelo Papa Francisco.

Amoris Laetitia, cujo significado é “Alegria do Amor”, possui, segundo D. Benito, uma visão “bem ampla do conceito de família e matrimônio”. A Exortação possui nove capítulos que foram discorridos e explicados pelo Bispo durante o evento.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.