Início / Destaque / 7 dicas para não se atropelar com o início da faculdade

7 dicas para não se atropelar com o início da faculdade

Publicado em: 16/02/2017 por

Imagem

Todo começo gera um frio na barriga. Ainda mais quando se inicia a vida acadêmica e o novo e o diferente permanecem por um tempo. Essas novas situações e desafios podem gerar um certo nervosismo. Por isso, a Dehoniana preparou algumas dicas para o início da faculdade, mas também para quem já está cursando uma graduação.

1> Conheça o Plano de Ensino
Quando você vai a um lugar desconhecido, existe uma ansiedade por não ter familiaridade com o local. Isso gera estresse. Por isso, a psicopedagoga, Rosemary Marcelo dos Santos, indica a pesquisa e o conhecimento prévio de qualquer lugar ou situação da qual você planeja ingressar. “Com o conhecimento do plano de ensino, o aluno sabe o que o professor pretende abordar, quais as datas dos acontecimentos e acaba com a ansiedade gerada.” Por isso, vale a pena conhecer o programa de ensino e impedir surpresas.

2> Mantenha a frequência nas aulas
Faltar a muitas aulas pode te gerar imprevistos como trabalhos ou conteúdos dos quais você não estava sabendo. Aproveite para expandir e estar atento ao conhecimento que o professor tem para passar e deixe para faltar em situações emergenciais.

3> Tire Dúvidas
Pergunte sempre que for preciso, não deixe as dúvidas acumularem. Durante as aulas ou em estudos particulares, anote o que não entendeu para depois esclarecer os conteúdos.

4> Programe o tempo de estudos
A dica da psicopedagoga é começar pelo mais difícil e ir caminhando para as matérias menos complexas. Também é interessante evitar distrações, por isso, mantenha água sempre perto, caderno, e outros objetos que podem te auxiliar no estudo. O celular é pode ser o grande inimigo nessas horas. A dica, caso você seja uma pessoa que é difícil de se desconectar é deixar o aparelho no silencioso e longe de si por pelo menos o tempo de estudo.

.:: Confira quais os melhores aplicativos para te ajudar a estudar melhor ::.

5> Ensine
                Tirar dúvidas de colegas também ajuda a fixar o conhecimento. Por isso, compartilhe o conteúdo e ajude! A aprendizagem colaborativa “é uma atividade coordenada e síncrona, resultado de uma tentativa contínua de construir e manter um entendimento compartilhado de um problema”  (Roschelle & Teasley, 1995).

6> Organize-se
Organizar a vida pessoal com a vida acadêmica gera bons resultados. Há várias formas, desde uma agenda em papel ou no celular, até planilhas no excel, ou aplicativos. O que vale é manter-se organizado para não ser pego de surpresa. Se você não se encaixa em nenhumas dessas opções, pode tentar ideias mais criativas como o bullet journal.

7> Procure orientação
Alguns problemas pessoais ou com a vida acadêmica podem surgir. Não aguarde isso se tornar uma bola de neve. Procure orientação em sua universidade. Na Dehoniana, a orientação psicopedagógica acontece às segundas e quartas, das 17h às 21h.