Início / Destaque / Uma reflexão sobre a educação cristã no Brasil

Uma reflexão sobre a educação cristã no Brasil

Publicado em: 18/10/2023 por

Aconteceu nesta quarta-feira, 18, no Auditório Dom Couto da Faculdade Dehoniana, o segundo dia da Semana Filosófica e Teológica. O evento foi conduzido pela Profª. Dra. Adriana Cintra e contou com a presença do Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, professor da PUC-SP e do Instituto Básico de Humanidades da Universidade de Taubaté.

A palestra ministrada, intitulada “O itinerário da educação cristã no Brasil”, abordou a história da educação no país, desde a chegada dos primeiros jesuítas, passando pela existência de inúmeros colégios religiosos que moldaram mais de cinco séculos de educação no Brasil. O palestrante traçou um panorama que incluiu uma análise da situação atual da educação no país.

Castilho, que também foi estudante de Teologia na Faculdade Dehoniana no final dos anos 1980, é o orientador no mestrado do Prof. Esp. Pe. Rarden Pedrosa, scj, que, por sua vez, é coordenador de extensão e EAD e docente na Dehoniana. Além disso, o Prof. Mauro Castilho orientou trabalhos de pós-graduação de outros profissionais da instituição.

Com um notável currículo acadêmico, Prof. Dr. Mauro Castilho é doutor em Educação: História, Política, Sociedade, na área de História da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, Portugal. É professor titular de História da Educação, diretor do Instituto Básico de Humanidades e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté.

Programação

Na quinta-feira, 19, acontecerá o último dia de atividades da Semana Filosófica e Teológica na Faculdade Dehoniana. O programa do dia incluirá a inauguração de um monumento comemorativo pelos 100 anos da instituição, bem como a apresentação de uma peça teatral. A comédia filosófica “Zeus” estará sob a direção do Prof. Dr. Pe. Gilberto Heleno, scj, que é o coordenador do curso de Filosofia da Dehoniana.