Aconteceu nesta quinta, 15, a homenagem ao Dia do Filósofo organizado pela Coordenação de Filosofia juntamente aos alunos do curso. O evento foi marcado pela entrada da reprodução do quadro “Escola de Atenas”, do pintor renascentista italiano Rafael. A obra, que foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano, foi carregada pelo aluno Rodrigo Barbosa de Almeida.
O discente Murilo Bruzaferro procedeu com acolhimento dos presentes e em seguida, o aluno Thiago Campos de Oliveira leu um trecho retirado da “Carta sobre a Felicidade” do filósofo grego Epicuro. “Que ninguém de jovem duvide em filosofar nem de velho se canse de filosofar, pois ninguém é demasiado jovem nem demasiado velho para a saúde da alma”, enunciou.
O trecho ainda trazia mais uma parte: “[…] tanto o jovem como o velho devem filosofar: aquele, para que, à medida que envelhece, se vá rejuvenescendo com os bens devidos a um sentido de gratidão que lhe produzem os acontecimentos do passado; o segundo, para que se mantenha simultaneamente jovem e ancião, por não temer os acontecimentos do futuro”.
Logo após, a Profª. MSc. Zelia Maria da Silva Cabral foi convidada para ler o trecho do livro “Metafísica” de Aristóteles, em que, por meio poético, o filósofo grego descreve Deus como princípio da vida.
“Portanto, muito mais do que aquela capacidade, o que de divino há na inteligência é essa posse; e a atividade contemplativa é o que há de mais prazeroso e mais excelente”, leu a professora. Ao final, os alunos puderam desfrutar também de um momento de sabor, com a distribuição de pipocas feitas pelo senhor Nildo, pipoqueiro.
Interessados em ler ou consultar a obra, a coleção Metafísica está disponível na Biblioteca Dehon.