100 anos de presença

Início / Destaque / TQ 36 em homenagem a Pe. Zezinho e edição traduzida do Diretório Espiritual marcam o Encerramento do Centenário Dehoniano

TQ 36 em homenagem a Pe. Zezinho e edição traduzida do Diretório Espiritual marcam o Encerramento do Centenário Dehoniano

Publicado em: 28/11/2019 por


Texto adaptado com base nas falas captadas durante o evento.
Por KasHoshi.

Nesta quarta-feira, 27 de novembro de 2019, aconteceu na Faculdade Dehoniana o evento de encerramento do centenário dehoniano em Taubaté. A noite foi voltada à comemorações iniciando com a Santa Missa solene presidida por Dom Wilson Luís Angotti Filho, no Convento Sagrado Coração de Jesus.

Logo em seguida, na Faculdade Dehoniana, foi feito o lançamento do número 36 da Revista Teologia em Questão que homenageia os 50 anos do primeiro LP de Pe. José Fernandes de Oliveira, scj, (Pe. Zezinho) em 1969 chamado “O Cristo Inconstante”. “Era o monólogo de um jovem que deixou a Igreja”, relembrou Pe. Zezinho que recebeu de presente, na época, mil LP’s para difundir entre os jovens.

O responsável pelo editorial da Revista TQ e diretor administrativo da Faculdade Dehoniana, Pe. Emerson Marcelo Ruiz, falou sobre a abordagem dos artigos que envolvem a catequese e obra do cantor. “Há dois anos surgiu entre nós uma conversa sobre fazermos uma pesquisa sobre um teólogo muito presente em nosso meio que é o Pe. Zezinho”.

A edição especial da Revista Teologia em Questão pode ser adquirida na Biblioteca da Faculdade Dehoniana ou ser consultada em breve no site.

O evento também contou com a presença do Superior Provincial da Alemanha: Pe. Heinz Lau que afirmou estar muito orgulhoso em estar presente na comemoração, ressaltando que em 1919, os primeiros dehonianos que chegaram a Taubaté eram todos alemães.

“De uma semente tão pequena nasceu uma árvore muito grande como é a estrutura aqui de Taubaté”, disse Pe. Heinz que ressaltou a importância dos cursos de Filosofia e Teologia da Instituição. “Que essa casa ainda dure muitos e muitos anos e que a fé seja ainda mais divulgada”.

Logo em seguida, Pe. João Carlos Almeida, scj, divulgou o portal dehonbrasil.com.br que está sendo construído. “Você pode acessar e visitar os conteúdos das províncias dehonianas presentes no mundo”.

Durante a noite, foi feito também o lançamento do Diretório Espiritual, edição brasileira, escrito por Pe. Dehon há 100 anos. É primeira vez que a tradução do texto escrito em 1919 é publicada no Brasil. “O Diretório Espiritual é para nós um referencial porque aqui tem a nossa espiritualidade dehoniana”, disse Pe. João. “Pe. Dehon foi visto naquele tempo, começo do século XX, como um padre preocupado com os direitos humanos”, relatou Pe. Zezinho.

Vindo de Roma, também esteve presente o Representante do Governo Geral dos dehonianos, Pe. Juan José Arnáiz Eckert, scj, que orienta uma série de parcerias internacionais de estudos pelo Centro Studi Dehoniani.

Também estiveram presentes Pe. Ronilton Santos de Araújo (Superior Provincial Brasil São Paulo), Pe. Djalma Lúcio Tuniz (Reitor do Conventinho), Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj – Assessor de Comunicação da Província Brasil São Paulo) e Pe. Marcelo Batalioto (Diretor Geral da Faculdade Dehoniana).

Assista a transmissão do evento aqui:

— 100 anos de presença —

FATO HISTÓRICO: No dia 20 de dezembro de 1919 chegaram a Taubaté os três primeiros dehonianos – irmãos e padres do Sagrado Coração de Jesus  – congregação fundada pelo francês Padre Dehon, em 1878. Eram eles: Pe. Guilherme Thoneick, Pe. Fernando Baumhoff e Irmão Luiz Cronenbroeck. Começava assim uma belíssima história que deu origem, por exemplo, ao que hoje conhecemos “Conventinho”, na Vila São Geraldo. Ali existe hoje também a Faculdade Dehoniana que teve sua primeira aula em 15 de fevereiro de 1924. Já foram formados mais de 1.000 padres e dezenas de bispos nesse pedacinho de chão. Ali viveu um tal de Pe. Pascoal Lacroix que fundou a Editora SCJ em Taubaté e que fez muito sucesso nas décadas de 1930 a 1950. E foi nesse tempo que um menino mineiro nascido em Machado vem morar nesta cidade e se torna coroinha do Pe. Lacroix. O mundo inteiro conheceria esse pequeno grande homem como Pe. Zezinho, scj pelos seus mais de 1.500 livros e cerca de 3.000 canções a grande maioria gravada por PAULINAS-COMEP. Impossível não cantar de cor Maria de Nazaré, Oração pela Família, Utopia e Um certo Galileu.

  1. ZEZINHO, SCJ: é a pessoa que melhor simboliza essa história de 100 anos. Por isso, a Câmara de Vereadores de Taubaté aprovou um projeto de lei que institui o dia 08 de junho como o dia da presença dehoniana em Taubaté. Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de Pe. Zezinho.

ABERTURA: Para comemorar todos esses fatos históricos a comissão organizadora elaborou um calendário que teve como abertura a Missa Amigos do Coração, no Conventinho, no dia 27 de fevereiro.

MEMORIAL PE. ZEZINHO, SCJ: no dia 27 de março, no Conventinho, às 19h30 teve uma Missa presidida pelo superior provincial dos dehonianos e com presença e uma palavra do próprio Pe. Zezinho, scj. Ao final foi inaugurado o Memorial dedicado a cuidar, preservar e divulgar a obra dos comunicadores dehonianos, especialmente a obra completa do Pe. Zezinho. É uma bela sala multi-funcional que servirá para presentar o passado promover a mensagem pelos mais diversos canais de comunicação, especialmente as redes sociais. Ali funcionará o SEDEC (Secretariado Dehoniano de Comunicação) sob a coordenação de Pe. Joãozinho, scj.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL: Aconteceu no dia 29 de maio em ato oficial de homenagem a todos esses homens que ajudaram a construir essa cidade e projetá-la para o mundo todo.

SHOW PE. ZEZINHO SCJ E CONVIDADOS: No dia 08 de junho a partir das 19h00 aconteceu no Conventinho um Grande Show como ponto alto das comemorações. Por meio das canções de Pe. Zezinho interpretadas por músicos populares como Fagner, Zeca Baleiro e Renato Teixeira, com a voz marcante do Grupo Ir ao Povo e Cantores de Deus e muitos outros cantores e cantoras, foi contada e cantada essa bela história. Foi um show ÚNICO. Mas que um show foi um verdadeiro fato histórico com a presença de um público de 4.000 pessoas.

SEMANA FILOSÓFICA E TEOLÓGICA: Foi promovida pela Faculdade Dehoniana nos dias 08 a 10 de outubro com temas dehonianos.

(Texto retirado do release do Encerramento do Centenário Dehoniano em Taubaté)

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.