A Semana Filosófica e Teológica da Faculdade Dehoniana teve início nesta terça, 08, com várias atrações. O evento contou com a participação de alunos com música ao vivo, uma apresentação da história dos dehonianos em Taubaté, pelo vice-diretor geral Emerson Ruiz e uma palestra com o professor doutor Fabiano Incerti, filósofo e professor da PUC-PR. Ele abordou a temática “Cristianismo entre a filosofia e a espiritualidade”. Sua fala, nesta manhã de terça-feira, foi direcionada aos exercícios espirituais como transformação de modo de vida.
Incerti afirma que os exercícios espirituais vem como herança da filosofia pagã. “Todo os filósofos optavam pelo um jeito de viver. A filosofia, de alguma forma, era uma maneira de vida.”
“Eu queria incluir no debate desta semana essas duas palavras, modo de vida e maneira de viver. Eu acho que é fazer essa conexão entre Cristianismo, filosofia e educação. É como a gente torna essas ciências todas um modo de vida”.
Durante a mesa redonda, o professor doutor Eduardo Dalabeneta, que leciona Filosofia da educação, pontuou que a palestra do professor Fabiano o havia tocado e transmitido a questão da coragem.
Eduardo comentou a respeito das dificuldades que a educação sofre no Brasil. “Temos grandes impedimentos, estruturais também, mas no nível de pessoas, uma grande dificuldade tanto com educadores quanto com educandos. Não se quer mais ser mestre e não se quer mais ser discípulo.”
Fabiano completou explicando que houve um momento em que a filosofia era o quanto isso mudava a vida. “O papel do Filósofo era de dizer a verdade. Não diz a verdade o cara que leu mais livros, que sabe falar cinco línguas. Hoje tem muita gente embutida de verdade, acha que diz a verdade”.
A Semana Filosófica e Teológica acontece até o dia 10 de outubro. Acompanhe aqui ou pelas redes sociais a programação do evento.