A Faculdade Dehoniana em parceria com a Diocese de Taubaté realizará entre os dias 05 e 08 de março a Semana Catequética voltada aos participantes do E-CAT (Escola para Catequistas). O tema desta edição é “Comunicação eclesial, princípios e motivações” que será estudada ao longo da semana.
O objetivo é abordar o tema da comunicação eclesial através da ótica catequética, entendendo seus princípios e motivações à partir das verdades absolutas que devem reger toda e qualquer comunicação religiosa.
A ideia deste tema surgiu durante o último módulo realizado no E-CAT que chamou a atenção dos alunos e deixou neles uma “sensação de que o tema deveria ser melhor explorado”, diz Pe. Fábio dos Santos Modesto, coordenador da E-CAT.
“Devido a isto, em parceria com o Padre Kleber Rodrigues da Silva, iremos transformá-la em semana catequética, contando com, além dele, outros que atuam na área da comunicação religiosa e desenvolvem um trabalho catequético através dos meios de comunicação social.”
As inscrições devem ser feitas na secretaria da Faculdade Dehoniana. O valor para participar da semana é de R$ 20,00.
Confira a programação:
1º DIA: Comunicação eclesial: A Verdade e as verdades a serem transmitidas.
Assessor: Pe. Kleber
OBJETIVO: À partir do tema geral, focar os princípios e motivações da comunicação eclesial na verdade, abordando-a por dois vieses: o da Verdade Eterna e absoluta, foco principal da catequese, e das verdades dos fatos e das ações, focos da metodologia catequética, que busca, a partir da experiência de Cristo, suscitar discípulos missionários para o Reino de Deus.
2º DIA: A catequese e os meios de comunicação: Contribuição e crises advindas dos conteúdos midiáticos.
Assessor: Pe. Jaime
OBJETIVO: Hodiernamente as informações são abundantes e acessíveis a todos e, além disso, se originam em muitas fontes e comunicadores diversos, portanto elas trazem grandes contributos e problemas concomitantemente. Nesta palestra queremos abordar os personagens, as fontes, e os conteúdos da comunicação a fim de que saiba-se usá-la para o bem da catequese, filtrando-as à partir das verdades perenes (dogmáticas).
3º DIA: A comunicação transformada em pastoral.
Assessor: Pe. Thomás
OBJETIVO: Admiti-se e reconhece que o trabalho da catequese é, em certa forma, comunicação da Verdade, contudo o método utilizado é pessoal e dirigido, de alcance curto e determinado. A comunicação se tornou, assim, uma pastoralautônoma, contudo é necessário que ela se entenda catequética, por isso quer-se nesta palestra, ouvir quem se dedica a este trabalho, testemunhando sua busca por dar visibilidade à verdade: tanto a Eterna e atemporal, quanto as terrenas e temporais.
4º DIA: Painel de comunicação: Roda de conversa com o Pe. Zezinho e Pe. Fábio
OBJETIVO: Pe. Zezinho é um ícone da comunicação religiosa e um livro vivo de sua história. Seu testemunho e seu talento serão enriquecedores para este momento formativo, encerrando em grande estilo nossa semana. Em uma roda de conversa com o Padre Fábio, assessor Diocesano de Catequese, e Padre José Ronaldo, coordenador de comunicação da Faculdade Dehoniana, serão compartilhadas as melhores histórias e experiências nesta área. Será possibilitado aos catequistas dirigir ao Pe. Zezinho perguntas sobre o tema da semana, a fim de que ele enriqueça com sua experiência, que se confunde com a própria história da comunicação religiosa.