As férias de julho chegaram ao fim e os alunos dos cursos de graduação da Faculdade Dehoniana retornaram as atividades on-line nesta segunda, 03. Eles foram recepcionados com um vídeo de acolhimento feito pela direção, coordenação e colaboradores da Dehoniana.
Assista o vídeo aqui:
O período de descanso em plena pandemia impediu que muitos viajassem ou fizessem atividades em conjunto com amigos. Este é o caso do aluno do 1º ano de Filosofia, Lucas Rafael Bueno do Nascimento, que utilizou o tempo livre para permanecer com a família e ler livros.
“Apesar da pandemia que impede de ter saído como eu gostaria, acredito que foi um momento bom para descansar e retornar com mais vigor para as aulas e para o seminário”, disse. Lucas espera que nesta nova etapa, ele possa caminhar com empenho e dedicação, agradecendo pelas conquistas do semestre anterior.
O primeiro semestre de 2020 trouxe muitos desafios, entre eles, o de ensinar online em meio à crise pandêmica. De acordo com o Professor MSc. André Luiz Freitas Guimarães, do curso de Administração, muitas variáveis contribuíram para tornar a adversidade ainda maior, como discentes com acesso restrito à internet, docentes que não dominavam todos os recursos tecnológicos, organização e gerenciamento do tempo, entre outros fatores.
Para o professor, transmitir os conteúdos aos alunos de maneira remota e organizar propostas e métodos para que eles aprendessem “foi um exercício que requereu muitos esforços, e não somente por parte dos professores, mas de toda uma equipe técnica, administrativa e institucional. Todos fizeram a diferença nesse processo”, explanou.
Com a ação em conjunto e em meio a um processo de adaptação muito rápido, o primeiro semestre da Dehoniana foi ajustado. “Em questão de dias tivemos que nos adaptar, transformar e talvez até nos reinventar, em todos os sentidos”, afirmou.
Para esta segunda parte do ano acadêmico, foram preparadas novas ferramentas que tem o objetivo de tornar o ensino digital mais integrado entre professores e alunos. “Eu percebo a tecnologia como uma maneira de aprimorar a qualidade do ensino (da educação). Acredito na utilização desses recursos tecnológicos para proporcionar novas possibilidades de ensino e aprendizagem e de permitir o desenvolvimento de novas metodologias”, destacou André.
A tarefa de educar continua sendo um desafio para todos, porém, com os desenvolvimentos e adaptações tecnológicas, a Faculdade Dehoniana, continuará ensinando e ultrapassando essas barreiras. Professores e alunos terão a oportunidade de usar os recursos para se aproximar ainda mais e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.