O evento incentivou o aprofundamento sobre a Eucaristia, com abordagens bíblica, eclesial, ecumênica e moral.
A primeira edição do Congresso Acadêmico Eucarístico da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu do Jabaquara, em São Paulo/SP, ocorreu nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho, reunindo renomados conferencistas convidados e 150 participantes (86 presencialmente e 64 online), entre eles padres e agentes de diversas pastorais, para aprofundar e debater temas importantes da espiritualidade cristã católica relacionados à Eucaristia e sua centralidade na Igreja.
O evento, coordenado pelo Pe. Rarden Pedrosa,scj, aconteceu sob um clima de muita expectativa: “Os diversos setores de nossa vida eclesial estão retomando as atividades de pesquisa, formação e evangelização, depois do afastamento pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, o Santuário deseja ser um promotor da pesquisa e formação a partir de temáticas desafiadoras para a evangelização do nosso tempo moderno”, diz o padre, lembrando a proximidade da abertura do Jubileu de Prata da Paróquia São Judas Tadeu enquanto Santuário, em 18 de novembro deste ano. Segundo o Pe. Rarden, “este não é apenas um evento em consonância com a qualidade da pesquisa no meio eclesial, mas reforça a necessidade de aprofundarmos, de forma acadêmica, os temas que estão inclusos em nossa espiritualidade,” afirma.
O 1º Congresso Acadêmico do Santuário São Judas Tadeu abordou a Eucaristia, a partir do lema inspirado por Santo Tomás de Aquino: “No fundo, o feito da Eucaristia é a transformação do homem em Deus”. Ao longo de quatro dias, os participantes do Congresso puderam aprofundar-se sobre a “Eucaristia e a Igreja” com a oração e as reflexões de Dom Ângelo A. Mezzari,RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga; sobre a “Eucaristia e o Ecumenismo” com o Pe. Marcial Maçaneiro,scj, Professoir da PUC-PR e UCP-Portugal; sobre a “Eucaristia e a Sagrada Escritura” com o Pe. Cláudio Buss,scj, Professor da Faculdade Dehoniana e no último dia do evento sobre a “Eucaristia e a Moral/Direito” com palestras de Pe. Mário Marcelo,scj Presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e Professor da Faculdade Dehoniana e do Pe. Paulo Profilo, SDB, Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e UNISAL – Pio XI – SP, com um debate entre esses últimos mediado pelo Pe. Lucas Mello,scj, Professor da Faculdade Dehoniana.
Para o Padre Rarden, essas oportunidades para aprofundamento e conhecimento deveriam se repetir a cada ano, trazendo para todos que desejam ampliar e reciclar seus conhecimentos, um conjunto de formações e debates em diversos campos do saber: “O diálogo é fundamental para o crescimento de toda a humanidade, portanto, o Congresso Acadêmico é um encontro de diversas opiniões articuladas e fundamentadas em pesquisa e conhecimento, na busca constante da verdade”, completou o Padre Rarden, que ao final do evento, juntamente com o Vice-Reitor do Santuário, o Pe. Cleiton Guimarães dos Santos,scj anunciou que em Junho de 2023 está prevista a sua segunda edição.
Por Priscila Thomé Nuzzi, Departamento de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu