Início / Destaque / Revista de iniciação científica Território Acadêmico será lançada em outubro

Revista de iniciação científica Território Acadêmico será lançada em outubro

Publicado em: 05/09/2018 por

A ideia de existir na Faculdade Dehoniana uma revista científica dedicada integralmente à obsorção das investigações de seus discentes era um projeto desde quando nasceu a Revista “Teologia em questão”, em 2002.

De lá até agora, muitas foram as iniciativas, porém, com a constituição do novo PDI e das constantes solicitações de docentes e discentes na CPA, agora, tal projeto começa a ganhar forma com a constituição da revista discente de iniciação científica chamada “Território Acadêmico”.

O objetivo da revista é a publicação de artigos científicos de Filosofia e Teologia produzidos por graduandos, graduados e pós-graduados lato sensu (tanto da instituição como de outras instituições) frutos de seus estudos filosóficos, teológicos e humanísticos no formato de revista eletrônica. Por caracterizar-se como revista de iniciação à pesquisa, a Revista Território Acadêmico não acolherá artigos de pós-graduados stricto sensu.

Na primeira edição, que será lançada por ocasião da Semana Filosófica – Teológica, em outubro, informou o prof. Eduardo, o editor, que “contaremos com doze artigos científicos provenientes de diversas regiões do Brasil: do Rio Grande do Sul, do Amazonas, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro além de São Paulo. Nossa revista pretende se tornar um espaço para o compartilhamento das primeiras descobertas, dos primeiros esboços da atitude investigativa e valorizar o conhecimento gerado no início na vida acadêmica”.

Além da colaboração dos professores dos cursos de filosofia e teologia na Comissão editorial, de existir um Conselho Científico formado por professores externos, há uma comissão de quatro estudantes que ajudam diretamente o editor no processo de organização e gestão da revista nas áreas de secretaria, plataforma eletrônica da revista, email e comunicação.  Para André Dimitri, do 6º semestre do curso de filosofia, “a iniciação científica é muito importante para uma instituição de ensino superior. A constituição da revista é um ato muito importante da nossa Faculdade em sua missão de incentivar as pesquisas e as investigações, especialmente porque nossos cursos são de bacharelado”. Já Amarildo Junior, do 4º semestre de teologia, entende que é “muito importante abrir as portas para muitos estudantes poderem publicar suas primeiras pesquisas, por isso, há muita expectativa e esperança em ver esse espaço nascer e muita alegria em poder ajudar esse projeto a acontecer”.

Por meio desse apoio à pesquisa, um novo horizonte se abre e novas perspectivas se tornam possíveis. “Agora que começamos, iremos aos poucos criar uma rede de contatos que pretende se tornar um espaço de intercâmbio tantos entre os estudantes como entre as instituições. Muito se pode esperar de iniciativas como essas. O futuro, com certeza, nos mostrará que, embora nosso início seja pequeno e humilde, o caminho é o certo quando se acredita no potencial dos estudantes”, completou o prof. Eduardo

Mantenha-se conectado, acesse nossos links e acompanhe o surgimento desse novo projeto!

Sobre o logo:
O conhecimento gerado por graduandos, graduados e pós-graduados lato sensu mostra vitalidade e diversidade, semelhante às árvores. A horizontalidade (representada pelo salgueiro) indica as interfases e as conexões micro e macrocósmicas que os fenômenos manifestam e desencadeiam. A verticalidade (representada pelo cedro) sinaliza a profundidade necessária com que cada fenômeno deve ser investigado e a abertura para alçar a novas fronteiras e a novos horizontes. Quando unidas e harmônicas, as perspectivas horizontal e vertical proporcionam fecundidade (representada pela acácia) no desenvolvimento de saberes e de atitudes que geram o desenvolvimento humano, o aumento do patrimônio cultural da humanidade e a conquista de sentido para a vida.

Organização de trabalho:
Editor: Eduardo Dalabeneta
Editores Adjuntos: Cleber Sanches – coordenador do curso de Filosofia; Emerson Marcelo Ruiz – coordenador do curso de Teologia;
Comissão Editorial: Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto – docente da Teologia/Filosofia; Dr. Marcelo Pereira de Andrade – docente da Filosofia;
Equipe discente: André Dimitri – discente da Filosofia; Eduardo Miguel da Silva – discente da Teologia; José Amarildo Rangel Junior – discente da Teologia; Rodrigo Victor de Souza Pereira – discente da Teologia.
Equipe Técnico-administrativa: Francisnei Helder Alves Ferrari – suporte técnico de informática; João Bosco Rodrigues de Oliveira – bibliotecário.