Início / Notícias / Professor Silvio Costa torna-se doutor pela USP

Professor Silvio Costa torna-se doutor pela USP

Publicado em: 19/04/2016 por

O professor Silvio Luiz da Costa defendeu, no dia 13 de abril, defendeu a sua tese de doutorado, intitulada “A luta pelo ensino superior: com a voz, os evadidos”. A apresentação foi na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

O trabalho é um estudo sobre a expansão do ensino superior no Brasil e tem como um de seus objetivos refletir sobre a problemática da desistência a partir daquele que se evade, buscando, por meio de seus relatos e da identificação de suas percepções e expectativas, contribuir para o desenvolvimento de políticas institucionais, ações e atitudes passíveis de se antecipar ao fenômeno da evasão. O escolha do tema se deu devido a observação da recorrência dos discursos de desqualificação do corpo discente no ambiente institucional.

A banca examinadora foi composta por cinco professores: Prof. Dr. Antonio Donizetti Sgarbi (Instituto Federal do Espírito Santo), Prof. Dr. Wilson Mesquita de Almeida (Universidade Federal do ABC), Profa. Dra. Flávia Inês Schilling (Orientadora – FEUSP), Profa. Dra. Sonia Penin (FEUSP) e Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (FEUSP). “Na minha perspectiva foi um momento muito gratificante. Primeiramente, por contar com a presença de familiares, em especial, meus pais, amigos, alunos e ex-alunos, colegas de magistério e do próprio doutorado. Nesse sentido, foi um momento especial de encontros. Depois, pela intensidade do debate que se seguiu a partir dos diferentes olhares dos arguidores sobre o texto ressaltando a originalidade do trabalho, aspectos a serem aprofundados, e sua contribuição a respeito desta temática envolvendo a permanência estudantil no ensino superior”, conta o, agora, professor doutor.

Na Faculdade Dehoniana, Silvio Costa é professor da graduação em Filosofia onde ministra as disciplinas de História da Filosofia Moderna I e Antropologia Filosófica I. Revelando que a primeira sensação é de liberdade, ele também revelou sua perspectiva daqui para frente: “Uma missão cumprida abre portas para novos espaços a serem ocupados. Um deles é uma maior dedicação para as atividades de pesquisa”.