500 teólogos se reúnem em Sarajevo, na Bósnia para refletir sobre a ação ética
” A necessidade de construir pontes” foi o tema central do encontro mundial de especialistas em ética teológica.
O professor Mário Marcelo Coelho do curso de teologia e filosofia da Faculdade Dehoniana de Taubaté/SP, participou, entre os dias 26 e 29 de julho, da Terceira Conferência Internacional de Ética Teológica na cidade de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina. O encontro foi promovido pela Conference of Catholic Theological Ethics in the World Church (CTEWC) e contou com mais de 500 teólogos e eticistas de cerca de 80 países, que discutiram o tema Momento crítico para construir pontes: ética teológica católica hoje.
O Papa Francisco enviou uma mensagem para os participantes do encontro. Nela, ele declarou: “Os encorajo, como homens e mulheres que trabalham no campo da ética teológica, a serem apaixonados por tal diálogo e trabalho em rede. Essa abordagem pode inspirar análises que serão ainda mais perspicazes e atentas à complexidade da realidade humana. Vocês mesmos aprenderão cada vez mais como ser fiéis à palavra de Deus, e mostrar solidariedade com o mundo, ao qual você não é chamado a julgar, mas a oferecer novos caminhos”.
Um Congresso focado em questões que respondam ao ambiente global geopolítico em mutação e abordar questões contenciosas como mudança climática e migração no mundo atual.
O evento assumiu particular importância, pois líderes populistas em vários países estão falando na construção de muros e cercas para defender as preocupações nacionais, enquanto nós devemos construir pontes para o futuro. Em uma atmosfera de reflexão e conexão, o congresso tornou-se um momento muito importante para que os especialistas em ética teológica, em comum, encontrassem, em escala internacional, uma forma de ação concreta na construção de pontes.
As complexidades dos diferentes desafios apresentados em vários continentes, a ousadia e criatividade dos mais de 500 teólogos da moral de 80 países diferentes na busca de modos para construir a paz, a justiça e a integridade da criação, foram a marca fundamental desta conferência. Na ânsia de olhar para a humanidade e apresentar propostas de ajudas, todos unidos no mesmo ideal, desejamos construir pontes para uma sociedade melhor que valoriza os direitos humanos.
A moral católica tem um papel significativo a desempenhar no trabalho pela justiça, paz e integridade da criação nos níveis local, nacional e global.
A Conferência também contou com a presença do Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, e do Cardeal Blase J. Cupich, arcebispo de Chicago/US. A CTEWC foi fundada por James Keenan, S.J., professor e diretor do Instituto Jesuíta do Boston College/US, que foi co-presidente da CTEWC até este ano.
Texto: Pe. Mario Marcelo Coelho