Início / Destaque / Professor Cristie Pimenta compartilha experiência de intercâmbio no Canadá

Professor Cristie Pimenta compartilha experiência de intercâmbio no Canadá

Publicado em: 31/08/2018 por

O professor Cristie Diego Pimenta, do curso de Administração da Faculdade Dehoniana, teve a oportunidade de fazer um intercâmbio no Canadá, conhecendo as cidade de Toronto e Vancouver, durante 2017 e 2018. A seguir, o professor conta um pouco de como foi essa experiência:

O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste.

Eu pude observar na prática, pelo tempo que passei lá, que o Canadá é uma nação completamente moderna, baseada no conhecimento, com uma ótima governança, muita cultura e muita qualidade de vida. Também pude constatar que no Canadá existem atrações naturais e culturais espetaculares tais como, Museus, Aquários e grandes espaços abertos como parques e praias, todos com uma ótima infraestrutura para receber os turistas.

Em pouco tempo residindo no Canadá, foi possível perceber que o Canadá é um país sinceramente comprometido com a educação (possuí grandes e reconhecidas Universidades, tais como, a Universidade de Toronto, Trinity e Universidade British Columbia), as quais eu tive o prazer de conhecer no período que eu estive por lá.

Toronto possuí uma população superior a 2 milhões de habitantes e é uma das cidades mais multiculturais do mundo e eu pude ver que se trata do destino mais procurado para os imigrantes no Canada. Caminhando pelas ruas da cidade de Toronto é fácil perceber a existência de grande produção artística (música em locais abertos e gratuitos, teatros, cinemas e as instituições culturais variadas), que incluem grandes museus e galerias, festivais e eventos públicos, entretenimento, locais históricos e atividades esportivas, que atraem milhões de turistas por ano. Toronto também é famosa por seus muitos arranha-céus e edifícios altos, que chega a lembrar da cidade de New York (USA), em particular, em Toronto, a Torre CN (o mais alto edifício da cidade). Sua economia é altamente diversificada com pontos fortes em tecnologia, design moderno e também arquitetura antiga formando um belíssimo contraste arquitetônico na cidade. Em relação à gastronomia Toronto oferece a diversidade de uma cidade cosmopolita, sendo possível encontrar comidas típicas oriundas de diversos países do mundo.
Em contrapartida, Vancouver é uma cidade portuária costeira no oeste do Canadá, localizada na província canadense da Colúmbia Britânica. É a cidade mais populosa da província (com mais de 600 mil habitantes) e oitava mais populosa do Canadá, porém possui uma natureza exuberante, na qual eu pude verificar a beleza de lagos e lindos parques. Além disso, Vancouver possuí uma das mais importantes universidades do Canadá, a Universidade British Columbia, a qual eu tive o privilégio de conhecer. Vancouver é constantemente classificada como uma das cidades com a maior qualidade de vida do mundo e frequentemente é reconhecida entre as cinco melhores cidades do mundo para se viver.

Nas minhas visitas ao Canadá, eu constatei que se trata de um país totalmente comprometido com o cuidado com o meio ambiente e saúde para todos, não observei nenhum tipo de racismo ou preconceito e pude ver com os meus próprios olhos que os canadenses olham para o futuro com um sentimento de confiança e otimismo. O Canadá poderia facilmente ser considerado um grande exemplo para o Brasil em tudo, pois considera que a educação deve ser prioridade desde a infância até a idade adulta, o que justifica o seu sucesso e crescimento em todas as áreas. “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. (500 a.C., Pitágoras)

Prof. Dr. Cristie Diego Pimenta

• Castelo de Toronto (Casa Loma)