Início / Destaque / Prof. Dr. Pe. Cleber defende tese de doutorado em Filosofia sobre Sören Kierkegaard

Publicado em: 29/06/2023 por

O Prof. Dr. Pe. Cleber Sanches,scj defendeu a tese de doutorado em Filosofia na última sexta-feira, 23, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Com o título: “O Indivíduo diante de Deus: a existência como um projeto a ser efetivado segundo Sören Kierkegaard”, a pesquisa foi trabalhada na linha de História da Filosofia, sob orientação da Prof.ª Dra. Dulce Mara Critelli.

Em sua tese, Pe. Cleber, explorou o pensamento existencial de Sören Kierkegaard, a partir de uma perspectiva cristã, em que “a existência humana é vista como um projeto que deve ser efetivado na relação do Indivíduo com Deus”, explicou no resumo de sua pesquisa.

Segundo ele, Kierkegaard argumenta que a “existência humana não é apenas um fato, mas uma possibilidade que se abre diante de cada indivíduo. Ele enfatiza que cada pessoa tem a responsabilidade de escolher e efetivar a sua existência de forma única e autêntica escolhendo-se a si mesmo em última instância”.

Pe. Cleber apresentou em sua pesquisa os três estádios da existência de acordo com Kierkegaard, que, segundo o professor, representam as diferentes formas de relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com Deus. “São eles: o estádio estético, o estádio ético e o estádio religioso. Cada um desses estádios é marcado por diferentes valores e ideias, e o objetivo é entender como o indivíduo, percebendo-se, fracassa tentando dar um sentido para a vida por si mesmo, fora da relação com Deus.”

“A tese se concentra na figura de Cristo enquanto modelo existencial e na reduplicação da dialética. Kierkegaard argumenta que a figura de Cristo é a expressão máxima da autenticidade na relação do Indivíduo com Deus, e que a reduplicação da dialética é a forma como o Indivíduo pode efetivar sua existência por meio da relação com o divino”, completou.