Início / blog-gestao / Pós de Gestão Religiosa e Paroquial inicia em São Paulo

Pós de Gestão Religiosa e Paroquial inicia em São Paulo

Publicado em: 18/07/2019 por

O segundo módulo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial iniciou nesta terça, 16, no Instituto Meninos de São Judas Tadeu, em São Paulo. A especialização visa aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial. O módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso e vai até o dia 25 de julho.

Durante o curso, o professor André Luiz Freitas Guimarães, ministrará as disciplinas Gerenciamento de Projetos e Gestão de Compras e Análise Patrimonial, cuja carga horária é de 10 horas cada uma. A primeira disciplina pretende apresentar conhecimentos, habilidades e técnicas utilizadas na iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de um projeto. A segunda disciplina se propõe a desenvolver habilidades para trabalhar os recursos materiais e patrimoniais da empresa, destinados a suprir as diversas áreas, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Essas atividades abrangem a provisão, as compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, abastecimento, o fornecimento aos órgãos requisitantes, inclusive as tarefas gerais de controle de estoques.

No terceiro dia o professor José Rodrigo Várzea Cursino apresentará a disciplina Direito Civil Brasileiro. Esta disciplina possui 10 horas e pretende oferecer ao gestor religioso noções Gerais de Direito Civil e suas interferências na vida da instituição. Analisar os tipos de contratos, pois isso é fonte de percepção do gestor. Exemplificar e determinar quais são os tipos de relações pertinentes ao âmbito civil. Identificar o direito particular e o público. Aprofundar e atentar para as questões processuais cíveis (danos morais, execuções, venda e compra). Apresentar noções gerais sobre licitações de compras e serviços e sobre o Direito do Consumidor.

O quarto professor a marcar presença no curso é o professor Francisco Antônio Maciel Novaes com a disciplina Gerência Financeira e Planejamento Orçamentário. Este conteúdo será estudado em 20 horas e procura instrumentalizar para um entendimento geral da administração financeira e orçamentária, com informações como conceitos e técnicas atuais que possam otimizar a gestão, minimizando riscos e maximizando resultados. Desenvolver ainda a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas financeiros, avaliação da situação econômico-financeira e gestão correta dos seus ativos.

A professora Elisete Dias Raposo Ribeiro ministrará a disciplina Introdução ao Direito e Direito Constitucional com carga horária de 30 horas e já tendo cursado 20 horas no primeiro módulo, finalizara a disciplina com as 10 horas restantes. Esta disciplina procura munir o pároco/administrador dos elementos essenciais do direito para que ele possa no cotidiano da profissão ter segurança para gerenciar as questões jurídicas da Paróquia. Favorecer certa autonomia decisória em que o administrador não dispense o auxílio da mediação nas questões jurídicas, mas saiba medir as consequências de suas decisões para o futuro da Paróquia. Demonstrar a importância de um departamento jurídico para a vida da Paróquia. Capacitar o pároco na compreensão do Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

O professor padre José Adalberto Vanzella apresentará o conteúdo pertinente à disciplina Processos de Gestão e o Cotidiano Pastoral com carga horária de 10 horas. A disciplina tem como objetivo Colaborar com o estudante para este perceba a interdependência dos processos de gestão com o cotidiano pastoral e o imperativo do Reino de Deus como guia dos trabalhos e o motivo para o cumprimento e a realização das exigências administrativas e contábeis.

A professora Adriana Cintra Carvalho conduzirá a penúltima disciplina que tem como objetivo proporcionar ao estudante as condições para a confecção de artigo científico segundo as orientações institucionais e os órgãos de fomento à pesquisa em vista do desenvolvimento de habilidades e competências quanto à redação, a pesquisa e a socialização.

O último professor Robson de Souza Machado ministrará a disciplina Noções Elementares de Economia, uma disciplina nova na grade curricular do curso com 10 horas. Ela apresenta ao gestor religioso os conceitos fundamentais da ciência econômica e ajudar a formular uma compreensão básica dos termos econômicos. Ajudar na percepção das consequências econômicas quando da tomada de decisão nas esferas públicas e privadas. Despertar no gestor religioso a compreensão dos elementos econômicos que interferem na vida financeira de uma organização.

Texto por Padre Daniel Aparecido de Campos, scj
Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial