Início / Destaque / Pe Mário Marcelo Coelho, scj, da Faculdade Dehoniana, foi selecionado para apresentar, durante um dos painéis da Conferência Pontificia Università Gregoriana

Publicado em: 12/05/2022 por

Aconteceu nos dias 11-14 de maio de 2022 na PONTIFICIA UNIVERSITÀ GREGORIANA – Roma/Itália, International Conference of Moral Theology. Anno “Famiglia Amoris Laetitia”. Pastoral Practices, Life Experience, and Moral Theology: AmorisLaetitia Between New Opportunities and New Paths. O trabalho do professor Pe Mário Marcelo Coelho, scj, da Faculdade Dehoniana, foi selecionado para ser apresentado durante um dos painéis da Conferência, via on-line. O trabalho tinha como tema: “O sensus fidelium, consciência das fragilidades e a comunhão sacramental” (Il sensus fidelium, consapevolezza delle debolezze e comunione sacramentale)”.

O sensus fidelium refere-se à capacidade pessoal do crente de fazer um discernimento justo em matéria de fé. Todos os batizados participam, cada um a seu modo, dos três ministérios de Cristo, profeta, sacerdote e rei. Na recepção e aplicação concreta do sensus fidelium, no entanto, muitas questões surgem sobre a família, particularmente em relação às controvérsias sobre diversos pontos referentes ao planejamento familiar e à comunhão sacramental para casais em situação canonicamente irregular. Qual o papel do sensus fidelium no desenvolvimento da prática cristã para casais em situação irregular no que se refere à comunhão sacramental? O discernimento é necessário para que o casal faça a distinção entre situações regulares e irregulares e o consequente juízo moral para o recebimento da comunhão eucarística. O Vaticano II enfatiza que Deus fala aos homens e mulheres como amigos e vive entre eles para entrar em comunhão com eles (Dei Verbum, 2). A compreensão do sensus fidelium, que pertence ao foro interno, é o sínodo do discernimento para que o casal possa aceder aos sacramentos da penitência e da comunhão eucarística. Escutar a consciência, porque Deus está sempre presente inspirando, comovendo, movendo: tem-se a oportunidade de se tornar “uma Igreja doméstica que não se separa da vida”. Portanto, deve-se acreditar nas condições honestas dos casais em situações irregulares de resolverem o problema da comunhão sacramental, isto é, deixar espaço à consciência dos fiéis (Amoris Laetitia, 37). O casal na busca da verdade é capaz de crescer na vida da graça e de caridade e, a partir deste discernimento, ter o acesso aos sacramentos da penitência e da eucaristia. Deve-se reconhecer que nas situações reconhecidas objetivamente como irregulares, o sensus fidelium pode ser aplicado, por isto, tais relações são habitadas pelo Senhor e, portanto, se tornam “locus theologicus”, o lugar de discernimento pessoal. O Espírito Santo conduz todos ao discernimento e à compreensão (Dei Verbum, 5).

Confira as fotos da Conferencia: