A Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Salvador – BA, promoveu durante os dias 04, 05 e 06 de junho o Simpósio sobre Gestão Eclesial, em parceria com a Faculdade Dehoniana. O tema abordado na formação foi “da Gestão Eclesial ao despertar pessoal para uma atitude profissional”, visando aprofundar a habilitação dos sacerdotes na gestão eclesial tendo como base a pessoa do presbítero e, a partir dele, a ação gestora, propondo soluções eficazes nos processos administrativos pastorais. O evento aconteceu no auditório Dom Geraldo Majella Agnelo, na Cúria Metropolitana de Salvador, recebendo padres, religiosos e religiosas, leigos ligados à gestão financeira de paróquias. Os professores da Faculdade Dehoniana Padre Daniel Aparecido de Campos, scj, André Luiz Freitas e Elisete Dias Raposo Ribeiro participaram como formadores das áreas de administração religiosa, administração civil e administração jurídica, respectivamente.
Professores Padre Daniel Aparecido de Campos, scj, Elisete Dias Raposo Ribeiro e André Luiz Freitas
A preocupação do tema é para com a formação permanente do clero e, também daqueles que corroboram com a missão da Igreja, especialmente, secretarias paroquiais, coordenadores ou colaboradores de conselhos econômicos e outros leigos ligados a outras instituições religiosas, chamando-nos a uma verdadeira renovação paroquial, também da dimensão administrativa paroquiais.
Segundo o professor Padre Daniel Aparecido de Campos, a gestão eclesial não se refere somente a gerir patrimônio e a parte financeira da paróquia. “Gestão Eclesial, diria num linguajar baiano “é o saber administrar com os dois olhos bem abertos”, distanciando-se de qualquer espécie de ingenuidade. Portanto, o gestor paroquial é aquele que cuida, não somente das coisas da paróquia, mas das pessoas, sobretudo daquelas que estão ligadas diretamente a gestão da paróquia. Torna-se uma gestão eficaz, não aquela que coloco em meus conselhos as pessoas que simplesmente gosto, mas aquelas que têm competência de assumir tais cargos, seja no quadro de funcionários, com a secretaria, o assistente administrativo, seja também com os voluntários que compõem os Conselhos Paroquiais, sobretudo, o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos. Eis aí um grande desafio do gestor, cuidar do patrimônio, das pessoas, sobretudo das lideranças e cuidar de si mesmo. Cercar-se da compreensão mínima possível do que sejam as leis canônicas, civis e trabalhistas, conhecer as regras administrativas, procedimentos contábeis e gestão de projetos etc. Muita coisa! Isso assusta”, complementa Padre Daniel.