Início / Destaque / Padre Dehon e a Educação

Padre Dehon e a Educação

Publicado em: 18/03/2019 por

Padre Dehon e a Educação

Pe. Dehon ao fundar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em 1878 na França iniciou ao mesmo tempo um trabalho educacional como diretor de um Colégio, chamado de Colégio São João. Durante estes anos à frente do Colégio quis que a educação formasse “pessoas autênticas”, imbuídas de valores e abertas à dimensão transcendente da vida.

Ele próprio em seus escritos relata o que ele mesmo chamou de “Pedagogia Dehoniana”:

Educar a pessoa não é só dar-lhe noções de ciências humanas que os ajudem a conseguir uma posição na vida […]. Antes de mais nada é criar nele um nobre e grande caráter, com virtudes sólidas. É formar nele a dimensão da fé que abre para a compreensão profunda do mundo visível, a esperança que fortalece o coração com a perspectiva de uma felicidade merecida e o amor que torna a Deus sensível entre as sombras frias da vida

(Léon Dehon, OeuvresSociales IV, p. 278.)

A essas experiências originárias no campo da educação, hoje particularmente os seus membros e colaboradores que se dedicam a esta missão na Faculdade Dehoniana querem que este ideal frutifique e se torne cada vez mais concreto.

A “Pedagogia Educacional Dehoniana” presente nesta obra educativa (chamada de Faculdade Dehoniana) e em outras no Brasil e no exterior tem como objetivo fundamental o desenvolvimento da pessoa na sua integralidade, formando homens e mulheres que saibam unir a dimensão intelectual (sólida, crítica e global) com a realidade mais íntima (sede dos afetos, decisões e valores) que metaforicamente chamamos de coração.

São 95 anos de ensino, onde muito religiosos dehonianos e tantos outros colaboradores (professores, professoras, funcionários) procuraram contribuir para o “desenvolvimento do ser humano” em todas as suas dimensões, a partir do “centro de união” da pessoa, da qual Pe. Dehon nas suas memórias e escritos nos ensinou: o centro integrador que é “O CORAÇÃO”.

Acreditamos que o Coração é o princípio integrador da pessoa, capaz de romper com concepções fragmentadoras do ser humano, isto porque, de acordo com o nosso Projeto Pedagógico Institucional (PDI):

1. O “coração” é uma realidade originária, presente no interior do ser humano. Da mesma forma a educação não é uma coisa que se coloca “dentro” do educando, mas um processo do “desabrochar”;

2. Quando se educa o Coração, que é a sede de todo o processo educativo, é possível fazer com que o ser humano em todas as suas dimensões se torne equilibrado e saudável;

3. Por fim, um coração inteligente (motivado e capaz de motivar) governa as demais forças da vida, harmonizando-as, discernindo-as e empenhando-as na transformação de si, da sociedade e contribuindo para a construção do Reino.

Por isso, a educação na perspectiva Dehoniana é um “ir para dentro” (interioridade)= nos valores do autoconhecimento, do mistério e da transcendência – de onde nasce o valor da cordialidade.

A educação é também um “viver integrado”, que podemos traduzir como comunhão, disponibilidade, relação, abertura, tolerância, reconciliação – de onde nasce o valor institucional da qualidade.

E educação é também “Ir para fora” na perspectiva da subjetividade – os valores do empenho, engajamento social e eclesial, solidariedade, responsabilidade – de onde nasce o valor institucional da sustentabilidade.

Finalizando, podemos dizer que para Pe. Dehon e para a Faculdade Dehoniana, educar é edificar a pessoa como um todo. Continua para nós sendo fundamental o primado do “ser” sobre o “fazer”; da dádiva sobre a função. Um esforço para superar do utilitarismo típico dos nossos tempos, propiciando um olhar singular sobre cada um dos estudantes que fazem parte desta obra, e além do mais, acreditando no seu potencial e oferecendo o melhor para o seu crescimento e amadurecimento.

A todos vocês, alunos e alunas de diversas Dioceses, Congregações, Institutos, leigas e leigos que estudam conosco: obrigado por fazerem parte desta nossa obra e de uma forma ou outra se sentirem envolvidos pelo nosso trabalho e pelo ideal Dehoniano.

Aos professores Dehonianos e professores e professoras não Dehonianos, funcionários e funcionárias por juntarmos forças e coração acreditando e apostando na “pessoa dos nossos estudantes” para a construção de um mundo melhor e de uma Igreja conforme o ideal de Cristo, nos passados do fundador, Padre João Leão Dehon.

Pe. Claudio Buss, scj

Padre João Leão Dehon