Início / Destaque / Mario Ferreira dos Santos: o curso sobre um filósofo Brasileiro

Mario Ferreira dos Santos: o curso sobre um filósofo Brasileiro

Publicado em: 07/07/2023 por

Quando pensamos em filósofos, lembramos de grandes nomes do passado, geralmente da Europa como São Tomás de Aquino ou René Descartes. No entanto, existe uma filosofia que surgiu aqui no Brasil e não apenas uma importada para cá. Esta é a proposta do “Curso Mário Ferreira dos Santos: Filósofo da Eternidade”, mostrar uma filosofia brasileira.

Ferreira nasceu em São Paulo (SP) e viveu entre 1907 e 1968, tendo em seu currículo e em sua história várias traduções e obras literárias de autoria própria que sustentam a ideia de que há filosofia “do” Brasil e não apenas a filosofia “no” Brasil.

O curso sobre Mário Ferreira buscará ao longo de sua carga horária de cinco horas e vinte minutos, aprofundar e estudar mais a vida e a carreira deste grande pensador brasileiro do século XX e atualizar em nós os problemas por ele investigados de maneira intelectual e vivencial.

A extensão é ministrada pelo Prof. MSc. Elvis Amsterdã do Nascimento Pachêco, que possui em seu currículo a formação e o mestrado em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão pela Universidade Federal de Santa Catarina respectivamente, em ambas ocasiões com trabalhos de conclusão sobre Mário Ferreira dos Santos. Foi professor em instituições como UEMA, IFMA, IFC – Campus Blumenau, entre outras.

Inscrições

O curso acontecerá semanalmente na modalidade EAD (ao vivo, via Google Meet) entre as 14h30 e 15h50, sempre às segundas-feiras. As aulas iniciam no dia 07 de agosto com previsão de conclusão em 28 de agosto. Para se inscrever e obter mais informações, basta clicar no botão a seguir: