Início / Notícias / Faculdade Dehoniana reúne cerca de 500 participantes na Semana da Responsabilidade Social

Publicado em: 25/09/2015 por

A Faculdade Dehoniana realizou, de 14 a 19 de setembro, a Semana da Responsabilidade Social, com atividades e palestras abertas gratuitamente à comunidade. Foram aproximadamente 500 pessoas participantes durante os dias de evento.

Essa é a 8ª vez que a Instituição participa dessa iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que visa concentrar uma mostra das atividades voluntárias simultâneas, desenvolvidas pelas instituições de ensino superior, para integrar a comunidade acadêmica e promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população.

Os palestrantes abraçaram a causa e entenderam a importância do evento. Sônia Maria Andrade, assistente social do Hemonúcleo de Taubaté ressaltou: “É justo destacar o trabalho de parcerias sérias e comprometidas com o “bem público”. As campanhas desenvolvidas junto às faculdades ajudá-nos a difundir a doação num ambiente de multiplicadores e doadores em potencial”.

A estudante Lucilene Soares observou a relevância da conscientização para doação de sangue por ter conhecido na palestra qual a real situação dos hemocentros. “Sou doadora, mas por causa da correria, já estou há mais de um ano sem doar. A palestra serviu pra me conscientizar de que preciso tirar um tempinho e fazer a minha parte. Já agendei [a doação]!”.

As atividades têm por objetivo atingir e auxiliar à sociedade com temas diversos. Mario Nunes, estudante, assistiu à palestra sobre Educação no Trânsito, ministrada pelo Cabo PM Ivan Chagas Junior, e relatou sobre como, com muita simplicidade, o policial militar o sensibilizou a respeito do tema: “Ao primeiro olhar parece um tema já esgotado. Mas ao contrário! Os dados estatísticos apresentados durante a palestra nos demonstram o quanto o tema é urgente e atual”. O aluno também parabenizou a instituição pela realização do evento: “Com essa palestra percebi, mais uma vez, que a Faculdade Dehoniana, além da competência acadêmica, também se preocupa com a formação do aluno como um todo. Parece haver uma clara visão de educação integral. Isso, sem dúvida, é um diferencial de nossa Faculdade”.

A palestra de Primeiros Socorros, ministrada pelo 2º Sargento PM Nelson José dos Santos Júnior, do Corpo de Bombeiros, também agregou conhecimento para os participantes. “O Sargento Nelson transmitiu as técnicas de primeiros socorros com clareza e objetividade para que eu possa ensiná-las a outras pessoas”, conta a aluna Rosemeire Mendes Lage.

Junto com a solidariedade, o evento também foi um espaço de trabalho voluntário mesclado com divulgação de serviços, como o caso da drogaria FarmaConde. “É com grande orgulho e satisfação que eu e minha equipe, em nome do Grupo Farmaconde, vêm agradecer pela oportunidade e espaço  foram concedidos, pra podermos divulgar nossos produtos e prestarmos serviço de aferição de pressão e teste de glicemia a nossa população.

Parabéns pela iniciativa! Que a Faculdade Dehoniana possa repetir novamente estes eventos, e ficaremos gratos se nós pudermos fazer parte novamente”, escreveu Henrique Graciano Passos após a manhã de serviço muito produtiva.

A artesã Regina Helena Vega Andrade também teve oportunidade de expor seu artesanato e contou: “Adorei a hospitalidade de vocês [funcionários da Faculdade], sempre atenciosos, perguntando se necessitávamos de algo, o lanche foi uma surpresa agradabilíssima. As companheiras artesãs também foram muito simpáticas e solícitas. Gostei muito e participarei novamente, se for convidada”.

As ações da Semana da Responsabilidade Social garantem à Faculdade Dehoniana a certificação com o Selo Instituição Socialmente Responsável, e o mais importante é ver o retorno positivo do evento. A teóloga Andréa Noronha Maffetano destacou: “Na Faculdade Dehoniana, a Semana da Responsabilidade Social é um momento de serviço e acolhimento e convivência da comunidade, aonde algumas pessoas têm a oportunidade de expor e ter contato com o artesanato e as artes, e como complemento uma palestra e uma averiguação do estado de saúde. Esta abertura às pessoas permite conhecerem um pouco a Faculdade, que não é somente um meio de saber e conhecimento, mas de entretenimento, ação social e que está aberta e a serviço de todos”.

Confira aqui o álbum completo com fotos de toda a semana!