Início / Destaque / Faculdade Dehoniana participa do 1º encontro Sul-Americano de Educadores Dehonianos

Publicado em: 18/09/2023 por

Por Maria Carolina Brandão

O Diretor Geral, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, scj e a Vice-diretora Acadêmica, Maria Carolina Brandão participaram do 1º Encontro Sul-Americano de Educadores Dehonianos, realizado em Brusque (SC) entre os dias 14 a 16 de setembro.

O encontro teve como objetivo aproximar as instituições educacionais e estudar projetos comuns que podem ser realizados em vista de fortalecer a identidade e proposta educativa Dehoniana nas instituições que fazem parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1878 por Padre Léon Dehon.

As escolas participantes do encontro foram:

• Instituto Sagrado Corazón – San Bernardo – Chile (acesse aqui)
  • Escuela San Juan Evangelista – Las Condes – Chile (acesse aqui)
  • Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima – Paulista (PE) – Brasil (acesse aqui)
  • Colégio ESIC – Curitiba (PR) – Brasil (acesse aqui)
  • Escola Técnica Industrial Padre Dehon – San Carlos – Cojedes – Venezuela
  • Faculdade Dehoniana – Taubaté (SP) – Brasil (acesse aqui)
  • Instituto Meninos de São Judas Tadeu – São Paulo (SP) – Brasil (acesse aqui)
  • Colégio São Luiz – Brusque (SC) – Brasil (acesse aqui)

Foto: Divulgação

A partir das vivências partilhadas por cada instituição, foi oportunizado aos participantes um momento rico de aprofundamento dos laços e de estudo da cultura e prática de aprendizado alinhado ao carisma Dehoniano.

Esse encontro foi o primeiro passo dado para estudar futuros projetos que visam a promoção da educação integral (harmonia entre pessoas, processos, instrumentos) proposta por Pe. Dehon.

Entrevista

Em entrevista ao Colégio São Luiz, o Pe. Marcelo destacou que “quando se promove um encontro dessa natureza, temos condições de perceber que em culturas diferentes, locais diferentes, com estratégias diferentes, encontramos trabalhos que apresentam semelhança e desafios. Essa troca de experiências pode nos ajudar a aprimorar o que já fazemos e a perceber soluções para alguns problemas”.

Para Maria Carolina,  que vê o evento como um ponto de partida para criar vínculos entre as instituições, “será mais fácil desenvolver projetos em comum e fazer acontecer a pedagogia dehoniana nas instituições”.

Confira a entrevista na íntegra aqui.