Por Maria Carolina Brandão
O Diretor Geral, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, scj e a Vice-diretora Acadêmica, Maria Carolina Brandão participaram do 1º Encontro Sul-Americano de Educadores Dehonianos, realizado em Brusque (SC) entre os dias 14 a 16 de setembro.
O encontro teve como objetivo aproximar as instituições educacionais e estudar projetos comuns que podem ser realizados em vista de fortalecer a identidade e proposta educativa Dehoniana nas instituições que fazem parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1878 por Padre Léon Dehon.
As escolas participantes do encontro foram:
- Instituto Sagrado Corazón – San Bernardo – Chile (acesse aqui)
- Escuela San Juan Evangelista – Las Condes – Chile (acesse aqui)
- Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima – Paulista (PE) – Brasil (acesse aqui)
- Colégio ESIC – Curitiba (PR) – Brasil (acesse aqui)
- Escola Técnica Industrial Padre Dehon – San Carlos – Cojedes – Venezuela
- Faculdade Dehoniana – Taubaté (SP) – Brasil (acesse aqui)
- Instituto Meninos de São Judas Tadeu – São Paulo (SP) – Brasil (acesse aqui)
- Colégio São Luiz – Brusque (SC) – Brasil (acesse aqui)
Foto: Divulgação
A partir das vivências partilhadas por cada instituição, foi oportunizado aos participantes um momento rico de aprofundamento dos laços e de estudo da cultura e prática de aprendizado alinhado ao carisma Dehoniano.
Esse encontro foi o primeiro passo dado para estudar futuros projetos que visam a promoção da educação integral (harmonia entre pessoas, processos, instrumentos) proposta por Pe. Dehon.
Entrevista
Em entrevista ao Colégio São Luiz, o Pe. Marcelo destacou que “quando se promove um encontro dessa natureza, temos condições de perceber que em culturas diferentes, locais diferentes, com estratégias diferentes, encontramos trabalhos que apresentam semelhança e desafios. Essa troca de experiências pode nos ajudar a aprimorar o que já fazemos e a perceber soluções para alguns problemas”.
Para Maria Carolina, que vê o evento como um ponto de partida para criar vínculos entre as instituições, “será mais fácil desenvolver projetos em comum e fazer acontecer a pedagogia dehoniana nas instituições”.
Confira a entrevista na íntegra aqui.