Início / Notícias / Faculdade Dehoniana lamenta a morte de frei Antônio Moser

Faculdade Dehoniana lamenta a morte de frei Antônio Moser

Publicado em: 09/03/2016 por

Com 75 anos, o frei Antônio Moser foi baleado e morto em uma tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz na manhã desta quarta-feira. O frei, que era morador de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi abordado por dois criminosos enquanto seguia de carro sentido Rio na altura de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. De acordo com as testemunhas ouvidas pela Delegacia de Homicídios da Baixada, os bandidos estavam em uma motocicleta e fugiram sem levar o veículo.

O frei Antônio Moser era diretor-presidente da Editora Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF), diretor do Centro Educacional Terra Santa, ambos em Petrópolis, pároco da Igreja de Santa Clara, além de conferencista no Brasil e no exterior. Ele estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis, depois cursou licenciatura em Teologia em Lyon, na França, e fez doutorado na Academia Alfonsianum, em Roma.

O frei lecionou Teologia Patrística por dez anos. Foi professor de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, além de ter passagens como professor convidado na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal; e na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Autor de 25 livros, vários deles traduzidos para outras línguas, Antônio Moser participou como co-autor e colaborador de inúmeros títulos e publicou incontáveis artigos espalhados por revistas nacionais e internacionais.

Desde 2005 era convidado permanente para o programa semanal “Em Pauta” , da TV Canção Nova, onde são discutidos os mais variados temas relacionados com a ética.

Ele também construiu quinze comunidades de fé na Baixada Fluminense e em Petrópolis. Entre elas, a Comunidade Menino Jesus de Praga e a Paróquia de Santa Clara.

A prefeitura de Petrópolis decretou luto oficial por três dias pela morte do Frei.

Nós, da Faculdade Dehoniana, externamos a toda Comunidade Franciscana, a Editora Vozes e aos familiares o nosso imenso pesar.