Início / Destaque / Faculdade Dehoniana inicia último módulo da pós-graduação em Gestão Religiosa e Paroquial

Publicado em: 19/07/2023 por

Escrito pelo Prof. Esp. Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj
Coordenador do Curso de Administração de Empresas
Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial
Pároco e Reitor do Santuário São Judas Tadeu em SP

Acontece entre os dias 18 e 27 de julho, o quarto e último módulo do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa nas paróquias; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e favorecer o intercâmbio entre estes agentes. Este módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso.

Foto: Divulgação

O Prof. Dr. Paulo Cesar Bontempo ministra a disciplina Noções Elementares de Economia, com 10 horas de carga horária. A disciplina objetiva apresentar ao gestor religioso os conceitos fundamentais da ciência econômica e ajudar a formular uma compreensão básica dos termos econômicos. Ajuda também na percepção das consequências econômicas quando da tomada de decisão nas esferas públicas e privadas e a despertar no gestor religioso a compreensão dos elementos econômicos que interferem na vida financeira de uma organização.

No segundo dia a Profa. Dra. Adriana Cintra Carvalho vai finalizar os conteúdos apresentados por ela no 2º módulo. A professora Adriana ajudará no processo de finalização dos projetos de TCC, pois depois da finalização deste último módulo, os alunos começarão a empreitada da escrita do artigo científico, que configura a conclusão do processo de pós-graduação. Também no segundo dia, o Prof. Esp. Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj, que também é o coordenador do curso, vai ministrar a disciplina de Docência no Ensino Superior, com 6 horas de carga horária. A disciplina busca apresentar ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para estabelecer processos de ensino e aprendizado no ensino superior referente aos aspectos legais, institucionais e didáticos.

O quarto professor a contribuir será o Prof. MSc. Pe. Carlos Antônio da Silva, professor de Direito Canônico, apresentando a temática de Administração dos Bens Temporais, segundo o Código de Direito Canônico com a carga horária de 20 horas. As informações apresentadas nesta disciplina visam a proporcionar ao estudante as condições de conciliar o Direito do Estado com o Direito Canônico, no que se refere à gestão. Pois, quando falamos em gestão religiosa, o conhecimento da norma canônica e sua ressonância no que se refere à administração dos bens eclesiásticos é essencial para uma harmoniosa gestão, sobretudo, se considerarmos que, em se tratando de bens da Igreja, existe uma primazia da norma canônica sobre a civil, que não pode ser invertida.  Claro que as técnicas de gestão são essenciais para uma maior clareza e eficiência dos processos, o que ajuda na própria missão da Igreja. Mas a Igreja como comunidade peculiar possui em sua base valores referenciais que ressoam na própria administração e gestão eclesial, que não podem ser esquecidos, sem prejuízo das finalidades próprias da mesma Igreja.

O Prof. José Dimas de Paulo apresentará o conteúdo da disciplina de Escrituração Fiscal Social com carga horária de 10 horas. A matéria tem como objetivo conhecer o sistema e-Social do Governo Federal, suas funções e sua incidência no cotidiano administrativo contábil das instituições religiosas.

O sexto professor, a marcar presença no curso, será o Prof. MSc. André Luis Freitas Guimarães com a disciplina Gerenciamentos de Serviços Terceirizados com 10 horas de carga horária, que procura discutir as diferentes formas de contratação disponíveis ao administrador público, descrevendo o processo de contratação, as atividades que podem ser objetos de contratação e analisando o papel do administrador no controle e na gestão de contratos.

O sétimo dia contará com a atuação do Prof. Esp. André Del Cistia Ravani, advogado, que trabalhará a disciplina de Direito Tributário com a carga horária de 10 horas. O objetivo desta disciplina é oferecer ao gestor religioso os conhecimentos mínimos para que possa, com propriedade, atentar para as questões do direito tributário. Desenvolver a sensibilidade exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Atentar para a responsabilidade social inerente à existência dos tributos para a vida da sociedade. Conjugar os ganhos e as perdas com atual configuração tributária.

A penúltima professora será a Profa. Esp. Adriana Siane de Sêne que ministrará a disciplina cujo conteúdo aborda o planejamento, organização e execução de projetos arquitetônicos envolvendo casas religiosas e paroquiais com carga horária de 10 horas. Esta disciplina pretende capacitar o estudante para analisar processos de construção e executar obras envolvendo Instituições Religiosas e Paroquiais.

No último dia, na parte da manhã acontecerá o Seminário sobre Gestão Religiosa e Paroquial na Contemporaneidade. O Prof. MSc. Eduardo Dal Lago vai conduzir uma reflexão sobre a necessidade de comprometimento e postura no dia a dia do gestor de uma entidade religiosa. O último conteúdo a ser estudado neste módulo é a disciplina Seminário de TCC que pretende possibilitar aos estudantes a socialização das pesquisas realizadas ao longo das atividades do curso, especialmente referentes ao artigo científico, bem como o acolhimento das contribuições provindas das intervenções e sugestões do professor da disciplina e da comunidade de estudantes que compõem a turma. O seminário de TCC será conduzido pelo professor Prof. Esp. Pe. Rarden Luís Reis Pedrosa, scj.