Início / blog-gestao / Faculdade Dehoniana encerra Especialização em Gestão Religiosa e Paroquial em Roseira

Publicado em: 18/01/2016 por

Autoria: Daniel Aparecido de Campos

Entre os dias 14 e 22 de janeiro acontece o quarto e último módulo do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial da Faculdade Dehoniana. Nesta última etapa, o curso aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso. As aulas estão sendo ministradas no Mosteiro Sagrada Face que fica na Casa Geral da Congregação dos Oblatos de Cristo, em Roseira-SP.

O curso visa aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial.

No primeiro dia, o  professor Andre Luiz Freitas Guimarães ministra a disciplina de Gerenciamento de Serviços Terceirizados e, no dois últimos dias, a disciplina de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. A primeira disciplina discute as diferentes formas de contratação disponíveis ao administrador público descrevendo o processo de contratação, as atividades que podem ser objetos de contratação e analisando o papel do administrador no controle e na gestão de contratos. A segunda disciplina tem como objetivo analisar os conceitos sobre estratégia em recursos humanos, identificando a teoria e as práticas referentes à política de gestão de pessoas nas organizações. Objetiva-se identificar os elementos fundamentais da estratégia de recursos humanos no contexto atual das empresas e suas implicações para o trabalho e o desempenho organizacional.

Os professores Daniel Aparecido de Campos e Rogério Gerlah Paganatto conduzem o segundo dia com a disciplina de Escrituração Fiscal Social. O objetivo da mesma é a oferecer ao gestor religioso um conhecimento do sistema e-Social do Governo Federal, suas funções e sua incidência no cotidiano administrativo contábil das instituições religiosas. Outra disciplina apresentada pelo professor Daniel é a Docência no Ensino Superior que pretende possibilitar ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para estabelecer processos de ensino e aprendizado no ensino superior referente aos aspectos legais, institucionais e didáticos.

O terceiro dia a professora Ana Regina Gama de Oliveira contribui apresentando a temática Planejamento, Organização e Execução de Projetos Sociais. As informações apresentadas nesta disciplina visam proporcionar ao estudante as condições para desenvolver competências e habilidades para a gestão de projetos sociais a partir das orientações da Doutrina Social da Igreja.

O quinto professor a marcar presença no curso é o professor Francisco Antônio Maciel Novaes, que apresenta os conteúdos pertinentes à Gerência Financeira e Planejamento Orçamentário. A disciplina procura instrumentalizar para um entendimento geral da administração financeira e orçamentária, com informações como conceitos e técnicas atuais que possam otimizar a gestão, minimizando riscos e maximizando resultados. Desenvolver ainda a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas financeiros, avaliação da situação econômico-financeira e gestão correta dos seus ativos.

Com o término deste quarto módulo contabiliza-se a carga horária de 360 horas de aulas ministradas de maneira presencial, finalizando assim essa etapa. Após o dia 22 de janeiro os alunos começarão a escrever os artigos científicos que servirão como trabalho de conclusão de curso.