Publicado em: 28/09/2023 por Geysel Rodrigues
A responsabilidade social é uma das bandeiras levantadas pela Faculdade Dehoniana há bastante tempo. Neste ano de 2023 não poderia ser diferente. Ao longo de todo o mês de setembro, foi realizada uma campanha para arrecadação de roupas íntimas geriátricas (fraldas). Ao todo, colaboradores, alunos e parceiros, doaram 2.110 fraldas, que serão repassadas a entidades de Taubaté que se dedicam aos cuidados daqueles que estão na melhor idade.
Foto: Geysel Rodrigues
Na última sexta-feira, 22, um evento na Faculdade encerrou a “Campanha da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Particular 2023”. Além da gincana para arrecadar fraldas, ganham destaque também outras iniciativas que acontecem de maneira permanente, como a coleta de pilhas e baterias, frascos de aerossóis e remédios vencidos ou em desuso para promover seu descarte de forma correta, protegendo assim o meio ambiente.
Além disso, foram arrecadados 102,4 kg de alimentos durante palestras na faculdade, como o Café TeoFilo. Estes alimentos são doados a entidades sociais da cidade. “Quando se fala em responsabilidade social, a gente não pode ficar só numa ideia, tem que ir para o concreto, para a prática”, afirma Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, scj, Vice-diretor Administrativo da Faculdade Dehoniana.
Ainda na sexta-feira, além do evento que serviu como uma prestação de contas à sociedade sobre a gincana de arrecadação de fraldas, houve também uma série de serviços disponibilizados ao público presente por meio de parceiros que se propuseram a ajudar a causa.
Foto: Geysel Rodrigues
A Drogasil da Vila São Geraldo enviou uma equipe para aferir pressão e glicemia, já a Emporium Ótica, enviou uma pessoa para fazer limpeza de óculos. O Hemonúcleo de Taubaté esteve presente para fazer conscientização sobre a importância da doação de medula óssea e sangue, “a nossa campanha acontece por meio do diálogo”, destacou a enfermeira Pryscilla Camareiro Maia, que lembrou ainda do fato de estarmos nos aproximando das festas de fim de ano, quando os estoques de sangue diminuem e a demanda aumenta “é de suma importância participarmos de eventos assim”, completa. Também esteve presente, como apoiadora e patrocinadora, a Casa Pedagógica, iniciativa coordenada pela Professora Nívea Maria da Silva, que ministra alguns cursos de extensão da Dehoniana.
Foto: Geysel Rodrigues
Ao fim da campanha e da gincana, os alunos que mais se destacaram na arrecadação das fraldas foram premiados, como uma forma de agradecimento e incentivo da Faculdade Dehoniana e dos patrocinadores para que ações como essa sigam acontecendo. As premiações e os premiados foram os seguintes:
1º lugar: Irmã Patricia Souza da Silva, do segundo semestre de Teologia. Ela conseguiu doar 500 fraldas e ganhou, do Kyoko Sushi, um rodízio em restaurante japonês para duas pessoas.
2º lugar: Adeildo Vittório Silveira Simões, do segundo semestre de Filosofia. Ele conseguiu doar 466 fraldas e ganhou, do Restaurante Indiani, um almoço em restaurante italiano para duas pessoas.
3º lugar: Anderson Carlos da Silva Viana, do sexto semestre de Teologia. Ele conseguiu doar 400 fraldas e ganhou dois ingressos com pipoca para cinema.
4º lugar: Tháigaro Vinicius da Silva, do segundo semestre de Filosofia. Ele conseguiu doar 192 fraldas e ganhou um curso completo de Libras EAD (básico, intermediário e avançado) na plataforma Donline.
5º lugar: Clever Rafael Rodrigues, do quarto semestre de Teologia. Ele conseguiu doar 102 fraldas e ganhou um curso de Nulidade Matrimonial EAD na plataforma Donline.
6º lugar: Vitória Afonso Ferreira, do curso de extensão em LIBRAS. Ela conseguiu doar 42 fraldas e ganhou uma camiseta da Faculdade Dehoniana.
7º lugar: Chico Mello, do E-Cat, também da área de extensão. Ele conseguiu doar 20 fraldas e ganhou um combo na Cafeteria Dehoniana.
Retorno imediato
Uma das recordistas em número de doações, a Irmã Patrícia Souza, aluna do segundo semestre de Teologia, destaca a importância das redes de contatos neste momento e a generosidade e disposição das pessoas em querer ajudar. “As pessoas sempre tem uma reta intenção em colaborar quando a causa é justa”, relata a religiosa, que enviou mensagens pedindo ajuda para várias pessoas, e em menos de 24 horas, recebera o dobro de doações que imaginava, conseguindo contribuir com mais de quinhentas fraldas – contando as doações durante a gincana e as que vieram posteriormente.
Foto: Geysel Rodrigues
Além das doações feitas pelos alunos, houve também arrecadação vinda de outras fontes, como o Santuário São Judas Tadeu, algumas que preferiram não se identificar, patrocinadores como a Cirúrgica Mais Saúde, e claro, os próprios colaboradores e professores da Faculdade Dehoniana.
Iniciativas como essa e outras praticadas pela Faculdade Dehoniana – a realização da feira de hortaliças nas manhãs de quarta-feira ou palestras de interesse geral – fazem parte do plano de aproximar a Dehoniana da comunidade como um todo, para além dos estudantes de Teologia e Filosofia. “Isso é um cumprimento efetivo daquilo que nos pede uma campanha de responsabilidade social”, finaliza Pe. José Ronaldo.
CONTATOS
Av. Francisco Barreto Leme, 550
Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000
Telefone: (12) 3625-8080
E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br
E-mail: dehoniana@uol.com.br
Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!
Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.