Início / Destaque / Faculdade Dehoniana comemora centenário da instituição

Faculdade Dehoniana comemora centenário da instituição

Publicado em: 16/02/2024 por

Alunos, professores, colaboradores, direção, autoridades, sacerdotes, egressos e membros da comunidade estiveram reunidos na manhã de 15 de fevereiro para celebrar o centenário da instituição. Precisamente cem anos após a primeira aula de teologia ministrada em Taubaté, os convidados participaram de uma missa solene na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho.

Foto Missa Solene 100 anos

A celebração foi co-presidida pelos Bispos Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Orlando Brandes, C.Ss.R., Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom José Valmor César Teixeira, SDB, Bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom José Nelson Westrupp, SCJ, bispo emérito da Diocese de Santo André.

Também co-presidiram o Pe. Lorival João Back, SCJ, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Marcelo Batalioto, Diretor-geral da Faculdade Dehoniana, Pe. Eli Lobato dos Santos, SCJ, Superior Provincial da Província Brasil/São Paulo (BSP) e o Pe. Carlos Luis Suarez Codorniú, SCJ, Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Dom Murilo

A homilia foi feita por Dom Murilo, “não se pode negar que aqui tem sido feito um esforço contínuo, a fim de que a Sagrada Escritura seja, como preconizou o Concílio Vaticano II, a alma de toda a Teologia; uma atenção para que a Liturgia abra a inteligência e o coração dos alunos, a fim de participarem em união com a Igreja do mistério de Cristo”.

Uma recepção foi preparada para dar continuidade à comemoração. No local, foi realizada a leitura de um texto de abertura que apresentava, de maneira mais poética, a história da instituição, narrada por ela mesma. Quem fez a leitura e deu vida ao texto foi a ex-aluna Joselene Alves Siqueira Nogueira, formada em Teologia.

“Ao completar um centenário de história, dirijo meu olhar sempre ao futuro, mas jamais me esqueço de evocar meu passado, uma história viva, construída pelas mãos de muitas pessoas. É assim que sigo, auxiliando na construção de uma sociedade mais justa, assim como está registrado na placa que todos os dias acolhe os que chegam: ‘na certeza de que, em tempos novos, devemos agir criativamente com obras novas’.”

Homenagens

Logo em seguida, uma série de homenagens foi realizada. “Uma história centenária é construída por gerações de pessoas. Assim, a Faculdade Dehoniana se sente feliz em ter quem agradecer. São muitas pessoas, na verdade, inumeráveis e impossível de referi-las todas neste singular momento”, descreveu a cerimonialista Aline Ferreira Leite de Almeida.

Egressa lendo texto de abertura da cerimônia dos 100 anos

Os padres Osmar Cavaca e José Knob, scj, foram relembrados em memória pela perda recente. Os padres João Heidemann, Armindo Kunz, Zezinho, Darci Dutra, Moacir Pedrini, Marcial Maçaneiro e Emerson Ruiz foram homenageados pelas importantes contribuições à instituição. Também foram memorados os professores Maurílio Camello, Maurício Martins Alves e Adriana Cintra, docentes de longa data. Também receberam a homenagem, Anna Aparecida Lopes da Silva Santos e Roseli Aguiar, representando os colaboradores, Matheus Camilo de Oliveira, representando os discentes e José Saud, Prefeito de Taubaté.

Fazendo memória a todos os diretores, os padres João Carlos Almeida e Everton Carvalho dos Santos também foram homenageados. Os coordenadores do curso de Teologia e Filosofia, os padres Mário Marcelo Coelho e Gilberto Heleno, receberam a lembrança.

As autoridades estrangeiras também foram lembradas: os diretores da Sacred Heart Seminary and School of Theology, o padre Raúl Gómes-Ruiz e o Dr. Paul Monson; também os superiores provinciais, Pe. Stefen Tertünte, da província alemã, Pe. Vien Nguyen, da província norte-americana, Pe. Sildo Costa, da província Brasil Meridional.

A homenagem também foi realizada para o Superior-geral dos dehonianos, Pe. Carlos Luis Soares; para o Conselheiro-geral, Pe. Levi dos Anjos; os diretores das obras educacionais brasileiras, Pe. Silvano Costa, do colégio e Faculdade São Luís (Brusque-SC), Dr. Alexandre Weiller, do colégio e Faculdade ESIC (Curitiba-PR), Pe. Cristiano Assis, do Instituto Meninos São Judas Tadeu (São Paulo-SP); os bispos presentes e ao Pe. Anderson Ribeiro de Paula e ao Irmão Waldemar do Convento Sagrado Coração de Jesus.

Pe. João presenteando a faculdade com uma placa comemorativa

Pe. João Carlos Almeida, Presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional, presenteou a Faculdade Dehoniana com uma placa comemorativa com os dizeres “Que o centenário continue com a dedicação e empenho a difundir o carisma dehoniano de educar pessoas com um coração semelhante ao do Mestre”.

Ao final do evento, os convidados foram presenteados com o livro “Pedagogia da Cordialidade”, escrito pelo Pe. João em comemoração ao centenário da instituição.

Pe. Marcelo Batalioto discursando em cerimônia dos 100 anos