Início / Destaque / Faculdade Dehoniana celebra 100 anos de história e contribuição para a comunidade brasileira

Publicado em: 14/03/2023 por

A Faculdade Dehoniana iniciou o ano comemorativo em celebração aos 100 anos nesta terça-feira, 14 de março, dia do nascimento de Pe. João Leão Dehon, fundador do Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. O evento representa um marco histórico que celebra um centenário de excelência acadêmica e de contribuição significativa para a comunidade.

“Como uma boa semente plantada na terra dá frutos, a vida de Padre Dehon fez surgir um carisma para a Igreja e também para a sociedade. Hoje nós somos os seus herdeiros espirituais”, disse o Diretor Geral da instituição, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, durante a abertura do ano comemorativo.

“A celebração dos 180 anos do nascimento de Padre Dehon, oportuniza nossa caminhada rumo aos 100 anos deste espaço onde hoje está a Faculdade Dehoniana, como uma escola de saber teológico, em primeiro momento, depois filosófico também”, completou.

História

Localizada na cidade de Taubaté (SP), a história de origem da instituição começou em 15 de fevereiro de 1924 quando a primeira aula de teologia foi ministrada na para um grupo de estudantes da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus na antiga “Chácara dos Padres Alemães” como era conhecido o Convento Sagrado Coração de Jesus, o “Conventinho”, localizado ao lado da faculdade.

Neste mesmo dia foi fundado o Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (ITSCJ) com o objetivo fiel a Pe. Dehon de oferecer “uma formação teológica para seus religiosos e dos futuros presbíteros de outros institutos”, contou Pe. João Carlos Almeida, scj, em um texto comemorativo de 82 anos do carisma dehoniano no Vale do Paraíba quando era Diretor Geral da Faculdade Dehoniana em 2006.

Segundo ele, após o Conselho Nacional de Educação emitir o Parecer 241 que abria o credenciamento às faculdades que ofertassem o curso de teologia, o ITSCJ iniciou os processos em 2000 e os concluiu em 2001, quando se tornou Faculdade Dehoniana.

De acordo com o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) um documento da Dehoniana em sua versão 2021 – 2025, a instituição é “ancorada desde sua origem na busca da verdade e na formação integral do ser humano, ao longo das décadas seguintes, esses estudos iniciais progressivamente foram se estruturando e se erguendo ao grau de excelência educacional até receber o reconhecimento civil na qualidade de Instituição de Ensino Superior (IES) pelo Ministério da Educação (MEC)”.

Ao longo dos quase 100 anos, a instituição tem formado religiosos, acadêmicos e leigos que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo para o bem-estar de suas comunidades e para a transformação do mundo. Tudo isso, graças a excelência acadêmica mantida por meio de seus programas de graduação, pós-graduação e extensão, com uma equipe docente altamente qualificada e de colaboradores comprometidos com a missão da instituição.

Unindo razão com coração, a Dehoniana, durante sua história de 100 anos, tem se mantido fiel aos seus valores e à sua missão de “promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humanizada”.

Comemorações

Para celebrar o centenário, a Faculdade Dehoniana levará em seus eventos este marco histórico como temática, com o intuito de resgatar a memória da instituição. Dentre as ações previstas, foi confeccionada uma logo comemorativa que foi lançada durante o evento de abertura realizado nesta terça-feira.

O espaço do hall e o memorial do auditório da instituição receberam o selo comemorativo com a “intenção de lembrar que este espaço tem raiz, tem história, por isso, tem presença e tem perspectiva de futuro”, declarou o diretor. As celebrações ao longo do ano vão homenagear o legado da instituição educacional e refletir sobre sua missão contínua de formar alunos que possam enfrentar os desafios do futuro.

Confira mais fotos pelo nosso instagram:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)