Filosofia

Início / Graduação / Filosofia

SOBRE O CURSO
Tendo por base a importância da Filosofia para desenvolvimento do ser humano, as necessidades da sociedade brasileira no tocante à sua organização e promoção integral de seus membros, bem como o que a Igreja Católica pensa e quer com o estudo da Filosofia, sobretudo enquanto parte indispensável da Formação Presbiteral, a FACULDADE DEHONIANA apresentará um curso de Filosofia, que de acordo com as atuais Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Filosofia, fornecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), estará empenhado em levar os estudantes a um conhecimento aprofundado da pessoa humana, da sociedade, do mundo e de Deus; estimular a compreensão e o diálogo com as formas de pensamento atuais; dedicar-se à reflexão crítica e à abertura aos novos conhecimentos, que com ritmo acelerado vêm questionando e enriquecendo o saber humano; fornecer elementos substanciais para a compreensão da complexidade da realidade atual, principalmente no que tange aos aspectos: econômico, social e cultural; oferecer base racional para a compreensão dos dados da fé; e formar educadores, pensadores preocupados em transmitir para a sociedade os valores e conhecimentos gestados no curso de Filosofia da Faculdade Dehoniana.

 

OBJETIVO
O Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dehoniana tem como objetivo formar profissionais altamente capacitados para atuarem em diversos campos, tanto acadêmicos quanto práticos, de forma crítica, reflexiva e ética. Para tanto, o curso busca desenvolver competências e habilidades fundamentais, que constituem o perfil do egresso.

 

PERFIL DO EGRESSO

Uma das competências essenciais é a capacidade de reflexão crítica sobre os problemas e questões fundamentais da vida humana, bem como sobre os diversos aspectos do conhecimento humano. Para isso, o curso fornece aos estudantes as ferramentas necessárias para a análise e interpretação de textos filosóficos, bem como para a reflexão crítica sobre a realidade social, cultural e política em que estão inseridos.

Além disso, o curso busca desenvolver a habilidade de comunicação clara e precisa, tanto na escrita quanto na fala, a fim de que os egressos possam apresentar suas ideias e argumentos de forma eficaz e convincente. Para isso, são trabalhadas atividades que exigem a elaboração de textos acadêmicos, artigos científicos e a exposição oral de ideias, bem como o uso de ferramentas tecnológicas para a produção de materiais multimídia.

Outra habilidade fundamental desenvolvida pelo curso é a capacidade de trabalhar em equipe e de colaborar com os demais, respeitando a diversidade de opiniões e perspectivas. Isso é fundamental para o exercício da profissão em diversos campos, como a educação, a pesquisa e a consultoria, por exemplo.

Além disso, o curso busca desenvolver habilidades específicas em áreas como a ética, a história da filosofia, a lógica e a epistemologia, a fim de que os egressos possam atuar de forma qualificada em diferentes campos de atuação profissional, tais como a docência, a pesquisa acadêmica, a consultoria filosófica, a gestão de projetos, entre outros.

Por fim, o perfil do egresso do Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dehoniana inclui ainda a capacidade de análise crítica das diversas formas de conhecimento e de cultura, bem como a sensibilidade para as questões sociais, religiosas e ambientais, visando à construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Assim, pode-se afirmar que o perfil do egresso do Bacharelado em Filosofia da Faculdade Dehoniana é marcado por uma formação sólida e abrangente, que busca desenvolver competências e habilidades que são fundamentais para o exercício da reflexão filosófica em seus diversos campos de atuação. Tudo isso fundamentado na MISSÃO institucional de promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humanizada.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.