A Biblioteca Dehon traz aos alunos e comunidade uma exposição dos exemplares históricos de Missais de 23 a 30 de abril, na Faculdade Dehoniana. Com cerca de 15 missais em várias línguas como o Português, o Francês e o Latim, o exemplar mais antigo é o Missal de 1889.
O Missal é um livro litúrgico que organiza o Rito da Missa da Igreja Católica. Ele é divido em partes: Ritos Iniciais (Saudação, Ato Penitencial, Glória e a Coleta), Liturgia da Palavra (Leituras Bíblicas e o Credo), Liturgia Eucarística (Preparação das Oferendas, Prefácio e a Consagração), Rito da Comunhão e os Ritos Finais.
De tempos em tempos, o Missal é atualizado, porém, mantendo sempre suas diversas orações tradicionais. Recentemente, a CNBB lançou a tradução da 3ª edição típica do Missal Romano que levou 19 anos de trabalho da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL)”.
O exemplar, segundo o site Edições CNBB, “apresenta a nova edição do Missal Romano para o Brasil, aprovada pela Santa Sé. Nele, parte fundamental da conservação da Tradição, o povo de Deus encontrará as instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé”.
De acordo com o site da A12, a (CETEL) teve como objetivo para esta edição “trazer uma linguagem mais atual e inserir novas festividades nas celebrações litúrgicas da Igreja no Brasil”.
Interessados em conhecer a história e a tradição da Igreja por meio dos Missais podem conferir a exposição das 7h30 às 12h30.