Início / Destaque / Ex-chanceler da Faculdade Dehoniana é nomeado bispo por Papa Francisco

Ex-chanceler da Faculdade Dehoniana é nomeado bispo por Papa Francisco

Publicado em: 19/07/2023 por

O ex-superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Ronilton Souza de Araújo, scj, foi nomeado pelo Santo Padre nesta quarta, 19, como Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI).

Mons. Ronilton Souza de Araújo será o sexto bispo para a Igreja Particular e sucessor de Dom Eduardo Zielski que fez um pedido de renúncia em razão da idade. Atualmente ele pertence à comunidade de Macapá (AP), região amazônica, onde colabora com trabalhos paroquiais.

Foto: Secretaria Provincial BSP

O Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e Grão-chanceler da Faculdade Dehoniana, Pe. Carlos Luis Suárez Codorniú, scj, escreveu em carta publicada no site dehoniani.org que o anúncio é “motivo de alegria pelo reconhecimento da Igreja a um de nossos religiosos que viveu seu serviço ao Evangelho de forma fraterna e com grande disponibilidade, especialmente nas áreas de missão”.

Pe. Carlos ainda desejou a Mons Ronilton que o Coração de Jesus continue sendo a escola “de modo que em seu ministério episcopal possa ser uma testemunha fiel do amor e da misericórdia de Deus junto ao seu povo”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em saudação ao monsenhor, recordou as palavras do Papa Francisco ditas em 16 de junho deste ano durante as solenidades de Corpus Christi e do Sagrado Coração de Jesus, “‘nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa [passar fazendo o bem] a todos’”.

História

Padre Ronilton Souza de Araújo nasceu em 23 de março de 1967, em Ituiutaba (MG), filho de Manoel Messias de Araújo Pereira e Eva Maria de Souza Araújo.

Segundo o site da CNBB, em 1992, ingressou no Propedêutico na escola apostólica São José, em Rio Negrinho (SC), onde cursou o Postulantado em 1993. No mesmo ano, ingressou no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC), concluído em julho de 1994, seguido por um semestre de experiência.

Em 25 de fevereiro de 1995 fez sua primeira Profissão Religiosa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC), em 23 de fevereiro de 2002, fez seus votos perpétuos e, em 24 de fevereiro, o seu Diaconado, em Lavras (MG). Em 7 de dezembro de 2002, foi ordenado presbítero, em Ituiutaba (MG), pelas mãos de dom Aloisio Roque Opermann, então arcebispo de Uberaba (MG).

Formou-se em Filosofia em 1997 pela Fundação Educacional de Brusque (SC) e em Teologia pela Faculdade Dehoniana, de Taubaté (SP), em 2002. Em 2005, participou do curso para formadores da Congregação em Roma.

De acordo com o site, de 2003 a 2004, foi vigário paroquial na paróquia Santa Luzia, em Santa Luzia (MA). No primeiro semestre de 2005, exerceu a função de formador no Postulantado em Terra Bora (PR). De 2007 a 2009, foi formador no seminário maior de Filosofia, em São Luís (MA). No segundo semestre de 2021, foi vigário paroquial da paroquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapurah (MT).

O monsenhor possui o curso de pós-graduação em Psicopedagogia pela faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo (SP); Pós-graduação em Espiritualidade com os Carmelitas, em São Roque (SP); Curso de Formadores da congregação em Roma; e o Curso de Formadores, sobre Espiritualidade Dehoniana, e de formadores na Universidade Salesiana, em Roma.

Foi superior do Distrito Brasil São Luís (MA) – entidade religiosa ligada à Provincia Brasil São Paulo (SP) -, de 2010 a 2015, e superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, de 2015 a 2021. Até sua nomeação, exerceu o apostolado de vigário paroquial da paroquia Santa Cruz, em Macapá (AP).