Início / Destaque / Ex-aluno e ex-professor da Dehoniana é nomeado Bispo

Ex-aluno e ex-professor da Dehoniana é nomeado Bispo

Publicado em: 20/10/2023 por

O Prof. MSc. Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves Campos foi nomeado na última quarta, 18, pelo Papa Francisco como novo bispo diocesano de Barra do Garças (MT), a 516 km de Cuiabá. O Santo Padre aceitou o pedido de renúncia de dom Protógenes Jose Luft, SdC e nomeou Pe. Paulo.

O monsenhor Paulo Renato foi aluno de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (ITSCJ) entre os anos de 1999 e 2002 e exerceu a docência em Direito Canônico na Faculdade Dehoniana em 2015. Ele pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP).,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Paulo Renato e agradecimento ao Dom Protógenes José Luft. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como terceiro bispo para a diocese de Barra do Garças.”

Em uma carta publicada pela diocese do município, o novo bispo agradece a nomeação e afirma que se empenhará para continuar o legado deixado por Dom Protógenes.

Currículo e trajetória eclesial do novo bispo

Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo, Estado de São Paulo. Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da Diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (ITSCJ), hoje Faculdade Dehoniana, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus em Taubaté (SP).

Obteve Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2010 – 2012) e MBA – Master in Business Administration – em Relações Institucionais pelo IBMEC-BRASÍLIA (2021 – 2022).

Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de março de 2004 e desempenhou os seguintes encargos: Vigário Paroquial, Quase-pároco, Administrador Paroquial, Pároco, Coordenador Diocesano de Pastoral, Membro da Equipe Formadora do Seminário. Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade – GEN/MCC e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora – SCE SRB/ENS, colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional – ERI/ENS.

De 2016 a 2023 foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em Brasília-DF. Desde julho de 2023 está como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos.