Início / Destaque / Ex-aluno da Faculdade Dehoniana, Rarden Pedrosa, defende Mestrado na PUC-SP com estudo sobre Edith Stein

Ex-aluno da Faculdade Dehoniana, Rarden Pedrosa, defende Mestrado na PUC-SP com estudo sobre Edith Stein

Publicado em: 11/03/2025 por


– Texto por Rarden Luis Reis Pedrosa

No dia 04 de fevereiro, Rarden Luis Reis Pedrosa, ex-aluno da Faculdade Dehoniana, defendeu seu mestrado no programa de Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua dissertação, intitulada “Edith Stein: formação, atuação e mediação cultural. Análise das conferências de 1926 a 1933”, representa uma imersão na história e no pensamento de uma das intelectuais marcantes do século XX, no contexto da educação alemã católica.

O trabalho, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira da PUC-SP, teve como banca examinadora os professores doutores Daniel Chiozzini (PUC-SP) e Cleber Sanches (Faculdade Dehoniana). As observações dos avaliadores contribuíram significativamente para enriquecer ainda mais a reflexão acadêmica sobre o tema abordado.

A investigação concentrou-se no período entreguerras (1918-1939), uma era de profundos contrastes, avanços tecnológicos e intensos conflitos. Foi nesse contexto que Edith Stein (1891-1942), nascida em Breslau e assassinada em Auschwitz-Birkenau, construiu sua formação intelectual e desenvolveu uma trajetória acadêmica marcada por sua transição do judaísmo ao catolicismo.

O foco principal da pesquisa foi a formação do pensamento educacional católico de Edith Stein entre 1926 e 1933, período que compreende suas primeiras conferências após sua conversão ao catolicismo. Para isso, foram analisadas quinze conferências proferidas na Alemanha, ainda não traduzidas para a língua portuguesa, com o objetivo de compreender sua trajetória acadêmica, sua atuação político-social como mulher e os desafios enfrentados nesse percurso.

Para embasar a pesquisa, foram utilizados os conceitos de mediação cultural, redes e lugares de sociabilidade intelectual, dentro da perspectiva da História Intelectual e dos Intelectuais. Esses conceitos permitiram uma compreensão das disputas, apropriações e relações de força que moldaram a produção acadêmica de Stein e sua influência na sociedade da época.

Rarden Luis Reis Pedrosa expressou sua gratidão à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Província Brasil São Paulo, à Faculdade Dehoniana, à Fundação São Paulo (FUNDASP) e, especialmente, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento integral da bolsa de mestrado em Educação na PUC-SP.

Sua pesquisa representa um importante avanço para os estudos sobre Edith Stein e sua contribuição para a educação católica, trazendo novas perspectivas para a compreensão do pensamento da intelectual e seu impacto na história acadêmica e religiosa.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.