Início / Destaque / Especialização em Gestão Religiosa Paroquial – 2º Módulo

Especialização em Gestão Religiosa Paroquial – 2º Módulo

Publicado em: 19/07/2022 por

Está acontecendo entre os dias 19 e 28 de julho de 2022, na casa de Retiros dos Abarés, o segundo módulo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial. O módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso.

O professor André Luiz Freitas Guimarães, ministra as disciplinas Gerenciamento de Projetos e Gestão de Compras e Análise Patrimonial, cuja carga horária é de 10 horas cada uma. A primeira disciplina pretende apresentar conhecimentos, habilidades e técnicas utilizadas na iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de um projeto. A segunda disciplina ministrada se propõe a desenvolver habilidades para trabalhar os recursos materiais e patrimoniais da empresa, destinados a suprir as diversas áreas, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Essas atividades abrangem a provisão, as compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, abastecimento, o fornecimento aos órgãos requisitantes, inclusive as tarefas gerais de controle de estoques.

No terceiro dia o professor André Del Cistia Ravani apresenta a disciplina Direito Civil Brasileiro. Esta disciplina possui 10 horas e pretende oferecer ao gestor religioso noções Gerais de Direito Civil e suas interferências na vida da instituição. Analisar os tipos de contratos, pois isso é fonte de percepção do gestor. Exemplificar e determinar quais são os tipos de relações pertinentes ao âmbito civil. Identificar o direito particular e o público. Aprofundar e atentar para as questões processuais cíveis (danos morais, execuções, venda e compra). Apresentar noções gerais sobre licitações de compras e serviços e sobre o Direito do Consumidor.

O quarto professor a marcar presença no curso é o professor Francisco Antônio Maciel Novaes com a disciplina Gerência Financeira e Planejamento Orçamentário. Este conteúdo será estudado em 20 horas e procura instrumentalizar para um entendimento geral da administração financeira e orçamentária, com informações como conceitos e técnicas atuais que possam otimizar a gestão, minimizando riscos e maximizando resultados. Desenvolver ainda a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas financeiros, avaliação da situação econômico-financeira e gestão correta dos seus ativos.

O professor padre Flávio Marcos dos Passos apresenta o conteúdo pertinente à disciplina Elementos Éticos da Gestão Religiosa com carga horária de 10 horas. A disciplina tem como objetivo apresentar que todo processo de gestão e embasado por uma série de valores que norteiam e delimitam o modus operandi de empresas e instituições. Em se falando de Igreja tais referenciais se tornam absolutos, uma vez que a ética cristã exige uma grande atenção ao primado da pessoa sobre o fazer, o que exige de agentes e administradores uma constante vigilância sobre atos e procedimentos. Tal disciplina visa especificamente tornar claro estes valores referenciais no cotidiano do gestor eclesial.

O professor padre José Adalberto Vanzella apresenta o conteúdo pertinente à disciplina Processos de Gestão e o Cotidiano Pastoral com carga horária de 10 horas. A disciplina tem como objetivo Colaborar com o estudante para este perceba a interdependência dos processos de gestão com o cotidiano pastoral e o imperativo do Reino de Deus como guia dos trabalhos e o motivo para o cumprimento e a realização das exigências administrativas e contábeis.

A professora Adriana Cintra Carvalho conduz a penúltima disciplina que tem como objetivo proporcionar ao estudante as condições para a confecção de artigo científico segundo as orientações institucionais e os órgãos de fomento à pesquisa em vista do desenvolvimento de habilidades e competências quanto à redação, a pesquisa e a socialização.

O último professor padre José Ronaldo de Castro Gouvêa ministrará a disciplina Espiritualidade do Administrador com carga horária de 10 horas, esta disciplina procura destacar que cada vez mais, em nossos dias, são colocados em destaque os processos de gestão, sobretudo, de pessoas, a importância de se estar atento a alguns valores referenciais, que são indispensáveis do ponto de vista do administrador, e mais ainda do administrador eclesial, que pressupõe outros tantos valores como comunidade de fé. Esta disciplina visa destacar estes elementos, buscando um “modus operandi” que integre os processos de gestão com uma visão mais humanizada dos mesmos.