Início / Destaque / Especialização em Gestão Religiosa Paroquial 1º Módulo

Especialização em Gestão Religiosa Paroquial 1º Módulo

Publicado em: 25/01/2022 por

Está acontecendo entre os dias 18 a 27 de janeiro de 2022 o primeiro módulo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial. Este módulo aborda disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso.

O professor Francisco Antônio Maciel Novaes, ministrou a disciplina de Conceitos, Funções e Ética da Contabilidade, cuja carga horária é de 20 horas. Esta primeira disciplina pretende conscientizar o aluno acerca de sua responsabilidade enquanto profissional de atividade contábil, bem como o dever de observância dos preceitos ético-profissionais. Capacitar o estudante para exercer sua atividade profissional compromissado com os princípios éticos que orientam a pratica contábil, demonstrando visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil e aplicação adequada a legislação inerente às funções contábeis.

No segundo dia a professor Lucas Luís Matheus de Mello apresentou a disciplina de História da Relação entre Igreja e Estado. Esta disciplina possui 10 horas e pretende apresentar que a Igreja Católica Apostólica Romana com seus 2000 anos de história, desenvolveu-se também como uma Sólida Instituição visível, mais antiga que qualquer estado moderno. Nas relações entre Igreja-Estado, sempre existiram pontos de vistas diferentes e também conflitos, sobretudo no buscar uma justa autonomia do ponto de vista da administração, tanto de bens como de pessoas. Compreender a histórias destas relações, sobretudo em nível de Brasil, é essencial para o embasamento de alguns institutos, tanto do direito canônico, como o civil.

O terceiro professor a marcou presença no curso é o professor André Luis Freitas Guimarães com a disciplina Análise e Gestão Organizacional. Este conteúdo será estudado em 20 horas e procura proporcionar noções sobre a empresa, sua amplitude e complexidade diagnosticando e propondo medidas corretivas por meio de mecanismos, técnicas e ferramentas de organização visando a otimização quanto ao uso dos recursos em busca de melhores resultados.

A professora Elisete Dias Raposo Ribeiro ministra a disciplina Introdução ao Direito e Direito Constitucional com carga horária de 20 horas. Esta disciplina procura munir o pároco/administrador dos elementos essenciais do direito para que ele possa no cotidiano da profissão ter segurança para gerenciar as questões jurídicas da Paróquia. Favorecer certa autonomia decisória em que o administrador não dispense o auxílio da mediação nas questões jurídicas, mas saiba medir as consequências de suas decisões para o futuro da Paróquia. Demonstrar a importância de um departamento jurídico para a vida da Paróquia. Capacitar o pároco na compreensão do Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

O professor Daniel Aparecido de Campos apresenta o conteúdo pertinente à disciplina Noções Elementares de Tecnologia da Informação com carga horária de 10 horas. A disciplina tem como objetivo de despertar no gestor religioso o interesse pelos conceitos básicos da Tecnologia da Informação. Apresentar a importância da transformação tecnológica com seus desafios. Favorecer a compreensão dos passos históricos da evolução do analógico para o digital. Incentivar a busca por implementar e aprimorar as ações de implantação de Gestão de Dados e informação nas atividades de gestão religiosa e paroquial. Tal disciplina visa especificamente tornar claro a importância do aprimoramento tecnológica para favorecer a tomada de decisão por parte do gestor religioso.

O último professor Marcos Antônio Cuba ministra a disciplina Marketing Religioso com 10 horas. A disciplina objetiva identificar e analisar algumas das maneiras como as igrejas planejam e colocam em prática suas estratégias de marketing religioso, visando a atração de fiéis e o atendimento de demandas.

Depoimentos:

“Procurei essa pós-graduação com o desejo de melhorar o atendimento paroquial e gerir com excelência os recursos disponíveis na vida eclesial. Ter a paróquia bem administrada me ajudara a ter mais tempo para Ação Evangelizadora, que é o principal serviço da Igreja.”

Padre João Aurélio de Almeida Alves
Diocese de São Luís de Montes Belos – GO

“A escolha dessa Pós-Graduação foi feita por uma necessidade. Faço parte de uma Nova Comunidade que é a Mantenedora de várias instituições sociais e fomos percebendo os grandes desafios atuais para, como Igreja, gerir Obras no meio civil. Situações complexas e delicadas que necessitam ser acompanhadas de forma técnica, responsável e transparente. A grade curricular do Curso é completa, atual e precisa, assim como a metodologia. Uma resposta para o tempo presente. Muito bom!”

Irmão Rodrigo Antonio Dias
Comunidade Deus Proverá – SP

“Estou vivendo meu 11° ano de sacerdócio, 8 desses anos estive incumbido com a função de gestor, seja como diretor de seminário, como administrador de atividade pecuária e como pároco. Embora eu esteja apenas no início da pós-graduação em Gestão Religiosa e Paroquial, já posso dizer o quanto ela é importante para nos ajudar na nossa Missão de Gestão: Ampliando nosso conhecimento através das ferramentas administrativas, favorecendo o desenvolvimento das nossas habilidades e assim proporcionando melhores condições para um comportamento empreendedor em nossas decisões e atitudes.”

Padre Vagno Aparecido Reato, scj
Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus