Início / Destaque / Em visita a São Paulo, alunos da Filosofia colocam conhecimentos em prática

Em visita a São Paulo, alunos da Filosofia colocam conhecimentos em prática

Publicado em: 08/05/2024 por

Os discentes do segundo ano de graduação em Filosofia participaram nesta última terça-feira, 07, de um passeio cultural por São Paulo (capital) organizado pelo Prof. Dr. Gilberto Heleno, sjc, coordenador do curso e que teve a participação da Profª MSc. Zélia Maria da Silva Cabral.

A viagem à capital paulista teve como itinerário o Instituto dos Meninos de São Judas Tadeu, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a Avenida Paulista e o Mirante do SESC Avenida Paulista.

Pe. Gilberto afirmou que o intuito da visita era verificar, fora de sala de aula, como o conteúdo estudado em Teodiceia, matéria ministrada por ele, se confere. “Essa visita cultural a São Paulo é sobretudo uma forma prática de ver como a Teodiceia pode ajudar os alunos a entender a realidade na sua dimensão prática.”

Em visita a São Paulo, alunos da Filosofia colocam conhecimentos em prática
Foto: Arquivo pessoal

Os alunos tiveram de relacionar a partir da observação de obras do Museu de Arte Sacra com a matéria aprendida dentro de sala. Para Vittório Simões, um dos discentes que participou da viagem, o que mais lhe chamou a atenção na ida ao museu foi entender “como a nossa Igreja tem história, como tudo tem um significado e um olhar que está relacionado com a época que foi criada a obra”.

“Como são obras que representam o Sagrado, o fenômeno religioso, e a teodiceia é uma disciplina que um dos seus objetivos é falar sobre o Mistério de Deus no mundo, a sua bondade, o seu poder, isso casa-se muito bem com o conteúdo e as obras de arte que versam sobre o sagrado”, explicou Pe. Gilberto.

Para além da visita, os alunos tiveram momentos de conexão participando de uma missa realizada na capela do Instituto dos Meninos de São Judas Tadeu, bem como um momento de comensalidade entre eles. De acordo com o coordenador do curso, essa convivência para além da sala de aula “é muito saudável para a recepção do próprio conhecimento, porque não fica aquela coisa fria, monótona ou até mesmo impessoal, mas há um envolvimento muito profundo entre os alunos e entre nós professores”.