Início / Destaque / Egresso de Filosofia defende mestrado na área das Ciências Naturais na UENF

Egresso de Filosofia defende mestrado na área das Ciências Naturais na UENF

Publicado em: 12/06/2023 por

Graduado em Filosofia pela Faculdade Dehoniana, Douglas Furtado Gonçalves, defendeu a dissertação de seu mestrado em maio deste ano. O trabalho intitulado “A história das ciências e a literatura para uma educação científica emancipadora” foi fruto da pós-graduação cursada na área das Ciências Naturais, na linha de pesquisa de ensino de ciências, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

“A pesquisa buscou prospectar um diálogo interdisciplinar entre história das ciências e a literatura. A partir do projeto de mestrado elaborado por mim, foi criado um projeto de extensão na universidade em que buscava reeditar livros já em domínio público e disponibilizá-los aos alunos da rede pública numa forma de despertar o interesse dos alunos para as ciências”, disse Gonçalves.

Durante o mestrado, o egresso afirmou ter consultado as obras de filósofos em debates acerca da natureza e filosofia das ciências utilizando da lógica e da teoria do conhecimento, saberes aprendidos durante a graduação na Dehoniana. “Em acréscimo, a filosofia agregou valor à pesquisa na análise crítica dos resultados, na elaboração e resolução de perguntas complexas, considerando implicações éticas e refletir sobre o significado e propósito de toda a pesquisa”, explicou.

A escrita da dissertação de Gonçalves se embasou em filósofos alemães como Immanuel Kant, Karl Marx, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Theodor Adorno, como aporte teórico para discutir, de forma interdisciplinar a democracia, a liberdade, a emancipação, as ciências e a sociedade.

“Com o suporte filosófico, pude elaborar uma escrita em que dialoga com a história das ciências e a literatura na ampliação do que é o empreendimento científico e como isso afeta a vida de toda uma sociedade e humanizar as ciências e os cientistas”, completou.