
O professor da disciplina de Pastoral do curso de Teologia, Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias, apresentou a defesa do seu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na última segunda-feira, 7.
Com o título “A sinodalidade como pressuposto da relação episcopado-papado a serviço do Povo de Deus: história, desafios e perspectivas à luz do pontificado do Papa Francisco”, Pe. Tiago foi orientado pelo Prof. Dr. Ney de Souza e teve a banca composta pelos professores Dr. Antonio de Lisboa Lustosa Lopes (PUC-SP); Dr. Edelcio Serafim Otavianni (PUC-SP); Dra. Joana Terezinha Puntel (Sepac/Itesp); Dr. Marcelo Batalioto (Faculdade Dehoniana).
“Não foi um período muito fácil: em meio ao doutorado precisei lidar com uma depressão, crises de ansiedade, mudança de paróquia, mas concluí”, disse o Pe. Tiago em suas redes sociais.
Segundo ele, a tese se propôs a “olhar para a temática da sinodalidade como condição sine qua non para a devida articulação nas relações entre o episcopado e o papado que, por serem ministérios, estão a serviço do Povo de Deus”. Seu trabalho inicialmente resgatou origens da Igreja para verificar como as primeiras comunidades se constituíram e, ao mesmo tempo, como poderiam iluminar a dinâmica eclesial hoje.
“Por meio de pesquisa bibliográfica e, no decorrer do processo, mencionando exemplos concretos, o texto apresenta a figura do Papa Francisco, primeiro bispo de Roma após o Concílio Vaticano II (1962-1965) que não esteve presente na assembleia conciliar, como alguém que crê efetivamente em uma Igreja sinodal como um sopro do Espírito no nosso tempo, cujo ápice ocorreu no sínodo sobre a sinodalidade (2021-2024).”
O docente realizou o trabalho com auxílio da bolsa integral da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) da Fundação do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.
“Agradeço aos muitos colegas professores, com quem divido o oficio da docência e sigo aprendendo, e sobretudo aos já muitos alunos que tive e tenho, que sempre me ajudam a enriquecer o debate”, concluiu.
A Faculdade Dehoniana felicita o Pe. Tiago pelo excelente trabalho e celebra com alegria a conquista de seu docente.