Início / Destaque / Diretor geral despede-se da Faculdade Dehoniana

Diretor geral despede-se da Faculdade Dehoniana

Publicado em: 02/02/2017 por

Imagem
Padre Everton durante seu discurso final na colação dos alunos de Teologia e Filosofia em 2016 (Foto: Kas Hoshi)

O diretor geral da Faculdade Dehoniana, Padre Everton dos Santos Carvalho concluiu seu mandato e deixa o cargo neste ano. Mineiro natural de Varginha é o primeiro dos três filhos de seu Francisco Alves de Carvalho e dona Gema Maria dos Santos Carvalho. Sua vocação sacerdotal nasceu a partir de trabalhos missionários realizados dentro de movimentos na Igreja, e se manifestou a partir dos 23 anos de idade, quando iniciou o processo de discernimento vocacional na mesma cidade.

De lá pra cá, passou por ordenação, trabalhou como formador na cidade de Brusque (SC) e como vigário paroquial em São Paulo, capital. “Em 2010 fui designado por meus superiores para iniciar meus estudos em Direito Canônico na cidade De Roma, capital da Itália, onde fiz mestrado. No final deste período, em 2013, a pedido do então superior provincial Padre Mariano, voltei ao Brasil para assumir a direção da Faculdade Dehoniana”, contou.

Imagem
2005: Missa de formatura da 1ª turma de Teologia da Faculdade Dehoniana, entre os formandos, o aluno Everton. (Foto: Arquivo)

Pe. Everton disse que assumir a direção foi “um grande desafio” e que teve de buscar conhecimento específico de gestão e legislação educacional uma vez que seus estudos não pertenciam a estas áreas. “Com a graça de Deus e com a colaboração de confrades, professores e funcionários, que diga se de passagem são muito competentes, conseguimos realizar muito dos projetos propostos”, afirmou.

Segundo ele, o diretor anterior, Pe. João Carlos de Almeida, dizia que “‘uma faculdade é uma realidade viva, e precisa ser reinventada a cada dia para sobreviver’“. “É uma grande verdade: a cada dia os desafios são novos, e estar na frente de uma instituição de ensino pede pessoas com visão empreendedora, que sem renunciar aos valores institucionais, consigam ver além”, explicou Pe. Everton.

Nestes últimos quatro anos à frente da Direção Geral da instituição, ele reconheceu que foram marcados por um grande esforço de tornar a Dehoniana mais conhecida na sociedade taubateana. De acordo com Pe. Everton, a faculdade é conhecida como presença religiosa por estar ligada ao Convento Sagrado Coração de Jesus, porém “o grande desafio foi mostrar que a Dehoniana, como instituição de ensino, possui uma vida independente e objetivos diferentes”.

“Acredito que hoje a Faculdade Dehoniana é muito mais conhecida e também  reconhecida. Pois os pilares que são base desta Instituição foram muito bem colocados e são muito claros. A qualidade de nosso ensino é nossa marca  e nosso diferencial, por isto confiamos absolutamente nesta obra”.

(Foto: Kas Hoshi)

Após a cerimônia de posse, no dia 6 de fevereiro, Pe. Everton retornará para Roma para continuar seus estudos, onde fará doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, mesmo local no qual realizou o mestrado.

“Levo em meu coração a cada um dos amigos que fiz e tenho na Dehoniana: confrades, professores e funcionários. Sou grato por tê-los ao meu lado durante os quatro anos à frente desta casa.  Não me despeço porque sei que logo mais nos encontraremos novamente. Obrigado por este tempo que tivemos juntos!”.