Início / Destaque / Dehoniana abre matrículas para Escola de Teologia para leigos

Dehoniana abre matrículas para Escola de Teologia para leigos

Publicado em: 05/11/2018 por

A Faculdade Dehoniana, em parceria com a Diocese de Taubaté, oferece a todos os fiéis um formato inédito de estudos teológicos. Trata-se da “Escola de teologia pra Leigos”, um curso de teologia voltado especialmente para lideranças cristãs de pastorais, movimentos e associações das paróquias da Diocese de Taubaté. Isto é, um curso especialmente formatado para coordenadores e agentes de pastoral.

A “Escola de Teologia para Leigos” iniciará em março de 2019. Com aulas ministradas pelos professores e professoras do curso de teologia, a escola terá uma concepção dinâmica e flexível. Cada módulo terá a duração de dois meses e o aluno poderá participar de todos os módulos ou poderá frequentar aqueles de maior interesse para seu aperfeiçoamento doutrinal.

Quanto aos temas, a escola está organizada em cinco eixos:

1. Bíblia: Antigo e Novo Testamento;
      1. Temas teológicos fundamentais: cristologia e eclesiologia;
      1. Liturgia e Sacramentos;
      1. Moral cristã;
    1. Pastoral.

O curso completo terá duração de dois anos e cada semestre possui dois módulos, de acordo com a organização abaixo:

A. Bíblia:
Introdução ao Antigo Testamento (mar-abr)
Temas do Novo Testamento (mai-jun)

B. Temas teológicos fundamentais INSCRIÇÕES ABERTAS
Cristologia (ago-set)
Eclesiologia (out-nov)

C.Liturgia e Sacramentos
A liturgia na vida da Igreja (mar-abr)
Sacramentos (mai-jun)

D. Moral Cristã
Moral cristã: temas fundamentais do agir cristão (ago-set)

E. Pastoral
Como renovar a paróquia (out-nov)

Assim, no primeiro semestre de 2019 serão oferecidos dois módulos: “Introdução ao Antigo Testamento” e “Temas do Novo Testamento”. O professor destas duas disciplinas será o padre Mariano Weizenmann, doutor em teologia e professor nas áreas de Bíblia e Doutrina no curso de teologia da Faculdade Dehoniana. As aulas serão sempre ministradas às segundas-feiras, das 19h30 até 21h30. A coordenação da escola está sob a responsabilidade dos padres Leandro Alves de Souza (coordenador de Pastoral da Diocese de Taubaté) e Emerson Marcelo Ruiz (coordenador do curso de teologia da Faculdade Dehoniana). A aula inaugural será no dia 11 de março de 2019.

Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria da Dehoniana, situada na Av. Francisco Barreto Leme, 550, Vila São Geraldo.