O evento foi mediado pelos consultores Institucionais FTD Educação, Gizele Cordeiro e Gerson Dresch, tendo o propósito de visitar o carisma fundacional da Congregação Dehoniana, para serem identificados caminhos de ressignificação neste tempo de fortes tribulações.
A programação contou com a presença do Pe. Davi Ângelo de Assis, scj, presidente da ADBM, que saudou a presença de toda a rede Dehoniana.
Pe. João Carlos Almeida, scj, abriu o evento com uma breve oração e explanação a respeito da vida e da obra de Pe. Léon Dehon (1843-1925) em relação a educação. “Dehon entende a educação integral como a educação da pessoa em toda as suas dimensões inclusive na sua transcendência.”
“Nós queremos uma pedagogia da cordialidade, é a pedagogia da pessoa como um todo, da relação com Deus, com o outro e consigo mesmo”, disse explicando a respeito das três dimensões da graça original do carisma dehoniano que engloba a união, a oblação e a reparação.
Logo em seguida, a palestra magna foi ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Boeing que falou a respeito dos desafios na atualidade, da missão educativa e da ressignificação da educação à luz da Espiritualidade Dehoniana. Para Boeing, é preciso tomar atitudes, “agir num mundo que as vezes é estreito, mas nós precisamos reinventar os tempos e espaços, ampliando o olhar”.
Ele explicou a importância de instituições fortes para não comprometer a dignidade humana. “Os educandos precisam de referenciais positivos: o educador deve ser um deles, talvez o mais significativo, depois do ambiente familiar”.
O professor afirmou ainda que a missão das escolas católicas é superar a autoverdade. “Para superar a autoverdade é preciso articular emoção e razão permeadas pela fé, que no carisma, para Dehon, eram a oração e mentes abertas.”
O evento foi realizado pela ESIC – Business & Marketing School Internacional, pela Integra Confessionais e pela FTD Educação, teve o apoio da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica), da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).