Início / Destaque / Com base no diálogo entre Igreja e o mundo, Pe. Zezinho lança livro “Cartas a um Futuro Pregador”

Com base no diálogo entre Igreja e o mundo, Pe. Zezinho lança livro “Cartas a um Futuro Pregador”

Publicado em: 20/09/2023 por


“Eu sou apaixonado pelo que os outros escrevem.” Este é um trecho de uma agradável fala do Pe. Zezinho, scj, na noite da última terça-feira, 19, no Auditório Dom Couto da Faculdade Dehoniana, durante o lançamento de seu novo livro “Cartas a um futuro pregador” para a comunidade local. A fala do Padre Zezinho ganha contexto quando ele destaca a importância de permitir que o próximo expresse suas opiniões e ouvi-lo, mesmo quando as opiniões são divergentes, tal como Jesus Cristo faria.

Pe. Zezinho autografa exemplar do seu livro Pe. Zezinho autografa exemplar do seu livro “Cartas a um futuro pregador da fé”
Foto: Geysel Rodrigues

Aos 82 anos, o Pe. Zezinho “acumula juventude”, como destacou seu confrade, o Pe. João Carlos Almeida, scj – Padre Joãozinho. Seu livro “Cartas a um futuro pregador”, recentemente lançado pela Editora SCJ, é uma mensagem amiga para aqueles que estão começando sua jornada na fé, bem como para aqueles que auxiliam esses iniciantes, como os catequistas, que compunham a maioria da audiência presente durante a fala do sacerdote.

Aqueles que imaginam que Pe. Zezinho, um senhor octogenário, seja uma pessoa inativa, estão enganados. Uma pessoa próxima afirma que ele lê jornais impressos todos os dias e acompanha as notícias pela internet, mantendo-se sempre bem informado, atualizado e em constante movimento. Na noite de terça-feira, ele abordou temas naturalmente delicados, como a guerra na Ucrânia e a política brasileira, com notável tranquilidade, com o propósito de refletir sobre a paz – ou sua ausência.

Pe. Zezinho conversa com o público “A paz é uma flor muito frágil”: Padre Zezinho usa frase do Papa para contextualiza a atual situação do mundo.
Foto: Geysel Rodrigues

Houve até um momento em que ele deu um pequeno spoiler sobre o novo livro que está escrevendo, ao mencionar o título do que seria o último capítulo: “Num mundo cada vez mais violento”, uma clara referência aos tempos atuais, sem esquecer que isso não é novidade e que sempre estivemos à beira de tempos sombrios. Ele relembrou inclusive uma fala do Papa Francisco: “a paz é uma flor muito frágil”, enfatizando a necessidade de cuidados constantes.

De acordo com o Pe. Zezinho, a reflexão do Papa sobre a paz é algo que merece ser ouvido por diversos líderes mundiais. Ele também destacou que o Papa Francisco nunca se negou a receber qualquer um deles, buscando sempre os ouvir, seguindo o ensinamento que inicia este texto no seu primeiro parágrafo: a Igreja deve dialogar com o mundo.

Neste diálogo com o mundo, entram os catequistas e as pessoas que auxiliam aqueles que estão iniciando na fé e o livro “Cartas a um futuro pregador” chega justamente para servir como orientação a essas pessoas, vindo de alguém com experiência de vida.

 

Sorteio

Público reunido Os presentes não perderam a chance de estar próximos ao Padre Zezinho.
Foto: Geysel Rodrigues

Ao final do encontro, Pe. Joãozinho realizou um sorteio no qual os presentes foram convidados a seguir a página da Editora SCJ no Instagram e sugerir um tema para uma nova publicação da editora. A ganhadora foi Fabiana Cardoso, que sugeriu o tema “o valor da Santa Missa”. Em seguida, houve um momento de autógrafos, no qual as pessoas aproveitaram para se aproximar e trocar algumas palavras com o Padre Zezinho.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.