Início / Notícias / Ciranda Pedagógica debate a polêmica relação entre escola e família

Ciranda Pedagógica debate a polêmica relação entre escola e família

Publicado em: 27/04/2016 por

Dando continuidade ao ciclo de estudos temáticos do Projeto Ciranda Pedagógica, a Faculdade Dehoniana contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Roseli Albino dos Santos falando a respeito da Relação Escola e Família, no último dia 20.

Com mais de 40 participantes, a docente agradeceu o convite e a satisfação em abordar este tema, pois, atualmente a relação família e escola é uma questão que tem despertado muito interesse no campo da pesquisa e instigado a adoção de medidas políticas no sentido de intensificar essa parceria.

A professora refletiu sobre a forma de participação que a escola espera dos pais e o que de fato a família pode oferecer. Entre o público participante tinham pais e professores, assim, houve abertura para que todos se pronunciassem. Diante deste rico debate foi possível perceber o quanto, família e escola têm seu importante papel no processo pedagógico e no desenvolvimento integral da criança e o quanto a sociedade ganha com esta parceria.

Currículo

Roseli Albino dos Santos é graduada  em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1990), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora assistente doutor da Universidade de Taubaté efetivo, lotado no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina Fundamentos da Educação especial, com atuação na graduação, extensão universitária e pós-graduação. Responsável pela coordenação do programa de atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Taubaté e coordenação de área do subprojeto de licenciatura em pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID da CAPES. Participa do corpo permanente de docentes do curso de mestrado em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais e Mestrado Profissional em Educação. Atuou durante quase vinte anos como professora de educação básica em classes especiais e salas de recursos para alunos com deficiência mental da rede pública estadual de ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, práticas educacionais, política educacional, inclusão, educação inclusiva e trajetória escolar.

A próxima

Em maio, a Ciranda Pedagógica abordará o tema Um Olhar Pedagógico sobre o TDAH (Transtorno Deficit de Atenção e Hiperatividade), no dia 18, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, com a Prof.ª MSc. Ana Maria Gomes Ramos Araújo (Ana Baiana). O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas até o dia até 13 de abril na secretaria da Faculdade Dehoniana, com documento de identidade original e cópia.