Início / Destaque / Ciranda Pedagógica de março fala sobre acessibilidade

Ciranda Pedagógica de março fala sobre acessibilidade

Publicado em: 16/03/2017 por


A primeira Ciranda Pedagógica do ano aconteceu nesta quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Dehoniana. Contou com a participação da doutora em Ciências Sociais, Mércia Aparecida da Cunha Oliveira, que falou sobre o tema: Acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiências.

Atualmente, segundo dados do IBGE de 2014, 23% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Desses, 61,13% não tem instrução alguma ou tem o Ensino Fundamental incompleto, e apenas 6,66%  possuem o Ensino Superior completo.

“A Inclusão e a Acessibilidade requerem uma articulação ampla de valores com os quais nos identificamos e nos comprometemos e de práticas inclusivas que devem ser incorporadas na sociedade”, afirmou Mércia.

Ela atentou ao antigo modelo chamado de Integração, do qual acredita que a sociedade brasileira ainda não tenha saído. Neste modelo, um aluno que tem alguma deficiência é atendido numa sala especial e depois que estivesse apto a cursar com outros alunos, seria transferido para a sala “comum”. “Não adianta colocar o jovem junto [da sala] sem ter acessibilidade ai currículo”, criticou.

Já o modelo de Inclusão, que segundo Mércia, é muito debatido desde 1990, se baseia na acessibilidade. “Ela é a ausência de barreiras que garantem a igualdade de oportunidade a todas as pessoas”, explicou a especialista que ressaltou a autonomia que a acessibilidade dá à pessoa com deficiência.

A próxima Ciranda será no dia 19 de abril, com a Doutoranda em Educação inclusiva, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães. Ela debaterá o tema: Acessibilidade e o direito das pessoas com deficiência. Inscrições na secretaria da Faculdade Dehoniana.

O material da palestra de ontem foi disponibilizado pela professora Mércia.
Consulte ele aqui:

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.