Início / Destaque / Arte e Cultura fecham a Semana Filosófica e Teológica da Faculdade Dehoniana

Arte e Cultura fecham a Semana Filosófica e Teológica da Faculdade Dehoniana

Publicado em: 17/10/2024 por


 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)

Voltado para atividades culturais, o último dia da Semana Filosófica e Teológica aconteceu nesta quinta-feira, 17, reunindo convidados, discentes, docentes e a comunidade externa no auditório da Faculdade Dehoniana.

O aluno do primeiro ano de Filosofia, Thiago Campos de Oliveira, acolheu os presentes para a finalização da Semana. “É com grande alegria que nos reunimos para encerrar nossa Semana Filosófica e Teológica, dedicada ao tema ‘Esperança cristã: implicações filosóficas e teológicas’”, disse.

A seguir, João Carlos Pereira Almeida, discente do primeiro ano de Filosofia, declamou um poema de própria autoria chamado “Esperança Performativa”. Através dos versos, João falou de fé, amor e esperança, fazendo com que os ensinamentos da Semana fossem transmitidos de forma poética. Confira um pequeno trecho:

Que a Igreja em festa, com fervor a brilhar,
Revele ao mundo inteiro, o poder de amar.
No jubilar da esperança, em cada coração,
Que renasça a alegria, em profunda comunhão.

A Faculdade Dehoniana, para trás não ficaria.
Propondo essa semana de reflexão, de grande valia.
A esperança perfomativa nos leva a juntos atuar,
Vamos juntos onde o amor nos levar.

Esperança Performativa – João Carlos Pereira Almeida

Logo em seguida, o grupo de teatro, nomeado PAGU – em homenagem ao Padre Augusto Cesar Pereira – encenou a peça “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. “Uma peça que é capaz de nos transportar para o universo nordestino, entrelaçando elementos da cultura popular com profundidade”, disse Thiago.

O grupo formado por discentes de Filosofia e Teologia deram vida aos personagens marcantes da obra publicada em 1955 e que se tornou aclamada com o filme de 2000.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)

A ficha técnica do grupo PAGU:

João Grilo – Pedro de Souza Ribeiro
Chicó – Gusthavo Manoel Mariotto Rangel
Padre João – Murilo Bruzaferro
Sacristão – Rodrigo Ferreira Nascimento
Antônio Morais – Kauan Furtado Cunha
Padeiro – Kauan Madeira de Oliveira
Mulher do Padeiro – Patricia Souza da Silva
Bispo – Juliano dos Santos
Frade – Leonardo Rafael Alganjo
Severino – Ephrael Duarte Andrade
Cabra – Thallyson Gabriel Alves Candido

Cenografia – Luiz Henrique Zolin Ciarini e Kelven Samuel Pereira
Sonoplastia – Victor Kawan dos Santos
Iluminação – Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, Mateus Ruan, Kas Hoshi
Contrarregra – Rosemary Marcelo dos Santos
Colaboração/Figurino – Venilda Ortiz
Direção – Pe. Gilberto Heleno

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)

Após a peça, o Prof. Dr. Pe. Claudio Roberto Buss falou rapidamente sobre o seu novo livro pela Editora Dialética: “Tesouro em Vaso de Barro: o ministério apostólico vivenciado entre a grandeza e a fragilidade – Análise Retórico-Literária de 2Cor 4,7-12”. A obra trata da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios, em que Pe. Claudio explica ser a mais autobiográfica. “Entramos, portanto, no coração do missionário Paulo, suas alegrias e seus sofrimentos. É ele mesmo que abre o coração, com sinceridade, contando sua vida de ministro do evangelho, para inebriar e renovar o coração de quem ama Deus”, diz o resumo. O livro está disponível no site da Editora Dialética, na Amazon e na Faculdade Dehoniana.

Além disso, houve um momento de conscientização do Hemonúcleo de Taubaté realizando uma campanha de captação para doadores de sangue e medula óssea, uma ação da atividade extensionista da Teologia. A agente de captação de doadores, Andréia Marta da Silva, esteve presente no saguão da faculdade tirando dúvidas dos presentes.

A programação do dia foi finalizada com a apresentação musical do professor e violinista Thiago Oliveira e da professora e pianista Rafaela Moreira da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. A dupla tocou um repertório de MPB como “Eu sei que vou te amar”, “Fascinação”, “Carinhoso”, “Wave” e “Aquarela do Brasil”. O evento também contou com a presença da Coordenadora da instituição, Lilian Gaia.

Ao final da manhã, o Diretor Geral, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto agradeceu a presença de tosos e falou a respeito do impacto da Semana Filosófica e Teológica no campo do saber. “É reconfortante perceber o conjunto das abordagens, com enfoques particulares e ao mesmo tempo complementares, o quanto isso enriquece os nossos saberes filosóficos e teológicos e aperfeiçoa também o nosso olhar sobre a realidade”, afirmou.

“Saímos todos satisfeitos com as atividades realizadas e certamente isso deverá repercutir na nossa dinâmica de trabalho na Faculdade”, finalizou.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.