Início / Destaque / Após quatro anos, as turmas de Filosofia e Teologia formam-se juntas na Dehoniana

Publicado em: 08/12/2023 por

Os alunos do 3º ano de Filosofia e do 4º ano de Teologia colaram grau nesta quinta-feira, 07, no auditório da Dehoniana lotado de amigos, colegas, familiares, professores e formadores. Essa é a primeira vez em quatro anos que os dois cursos colam grau juntos.

A mesa foi composta pelo Diretor Geral, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, scj, pelo Vice-diretor Administrativo, Prof. Esp. Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, scj, pela Vice-diretora Acadêmica, Maria Carolina Brandão, pelo Coordenador da Filosofia, Prof. Dr. Pe. Gilberto Heleno, scj e pelo Coordenador da Teologia, Prof. Dr. Pe. Mário Marcelo Coelho, scj.

Também compuseram a mesa, os paraninfos Prof. Dr. Pe. Flávio Passos, scj, (Filosofia) e Prof. MSc. Pe. Tiago Dias (Teologia), além dos homenageados, Prof. MSc. Pe. Carlos Antonio da Silva (Filosofia) e Prof. MSc. Walter Lisboa (Teologia).

Durante o evento, os juramentos das 18ª Turma de Bacharel em Filosofia e 19ª Turma de Bacharel em Teologia foram proferidos pelos formandos Rafael Lemes Justino e Thiago Camatta Egydio, representando respectivamente suas turmas.

“Uma parte de nossa caminhada se finda hoje, mas diante de nós ainda há um longo caminho. Caminhemos juntos, ao lado de um amigo nenhum caminho será longo”, disse o orador escolhido pela turma de Filosofia, Fabrício Oliveira Alves.

“‘Teologia, sim, nos deu felicidade’, pelos nossos ilustres professores especialmente os que não nos que não nos viram como possíveis adversários, mas como irmãos menores, necessitados de instrução teórica, mas mais do que isso, incentivo, apoio, proximidade e ternura”, falou Renato Vieira Lima, orador escolhido pela turma de Teologia.

“Não se esqueçam de que é a Sabedoria o fio com o qual costuramos os retalhos. Se formos seus amigos, certamente estaremos desenvolvendo, construindo e ensinando a verdadeira Filosofia”, afirmou Pe. Flávio, paraninfo da turma de Filosofia, homenageado pelo aluno Wellington Morgado Patrício.

“Não se deem por satisfeitos; no amor e na doação, continuem a buscar, afinal, nosso Deus é Mistério e um Mistério pro-vocante, que chama e atrai constantemente a Si”, aconselhou o paraninfo de Teologia, Pe. Tiago Dias, o qual recebeu a homenagem pelas mãos do aluno Vinicius Vieira Fonseca.

Citando a dissertação de mestrado do Pe. Marcelo Henrique, Pe. Marcelo Batalioto disse: “‘Uma determinada coisa é ela e é mais que ela, na medida em que doa algo que lhe ultrapassa, que lhe extrapola.’ Parabéns aos graduados hoje. Êxito a todos!”.

A cerimônia contou com a premiação de honra ao mérito aos alunos Fabrício Oliveira Alves (Filosofia) e Mário Henrique da Costa Nunes (Teologia). Os professores homenageados, Pe. Carlos e Prof. Walter receberam o agraciamento dos alunos Jean Cardoso Carvalho e Alex Simão Baptista, respectivamente.

A funcionária homenageada da noite, Rosemary Marcelo dos Santos recebeu o carinho das duas turmas pelas mãos dos alunos Miguel Almeida Ribeiro de Oliveira (Filosofia) e Ricardo José dos Santos Silva (Teologia).