Estudar já é um desafio, mas formar-se e encontrar um espaço dentro do mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil no ano de 2019 chegou a 12,6milhões de pessoas. Por isso, cresce no país o número de trabalhadores autônomos, os chamados microempreendedores individuais (MEIs), que, de acordo com a matéria do G1, ultrapassou em 2019 a marca de 8 milhões.
Exemplo disso é a Neli de Fátima Vaz da Silva, ex-aluna da Faculdade Dehoniana, hoje administradora e dona do próprio negócio. Desde seu ingresso na graduação, ela vem desenvolvendo projetos ligados ao empreendedorismo, chegando a abrir uma empresa organizadora de eventos com um colega. Após a formatura, ela viu uma oportunidade e juntou interesses com seu esposo, investindo numa loja de manutenção de motores elétricos.
“Atualmente eu faço toda a parte de planejamento, faço marketing, as planilhas e a contábil da empresa”, afirmou Neli.
Confira:
Para abrir um novo negócio, o interessado pode procurar pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), órgão que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil. No site é possível encontrar diversos cursos e informações para compreender mais sobre o mundo do empreendedorismo.
Como, por exemplo, este artigo que fala sobre alguns passos para abrir um novo negócio. Ou então este curso sobre gestão financeira, totalmente gratuito.